JRS assinala semana da inter-religiosidade

Serviço Jesuíta aos Refugiados comemora o Dia Mundial do Migrante e Refugiado e o primeiro aniversário da encíclica Fratelli Tutti. Encontro no dia 29 na Brotéria vai juntar várias religiões para uma conversa sobre migrações e religião.

2021: Quantos muros, físicos ou mentais, já criamos ao nosso redor? E faz diferença em que língua rezamos e pedimos ajuda? É para acabar com estas não-questões que o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) celebra a semana da Inter-Religiosidade, uma iniciativa que convida a derrubar os muros que não devem existir, seguindo o apelo do Papa Francisco em caminhar “Rumo a um Nós cada vez maior”

A semana da Inter-religiosidade, que decorre entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro, assinala não só o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado para o Vaticano (ontem, domingo) como o primeiro ano desde a publicação da encíclica Fratelli Tutti (4 de outubro 2020), encíclica do Papa Francisco para toda a comunidade crente e não crente, com especial foco na crise humanitária global dos refugiados. De modo a comemorar ambas as efemérides, o JRS convida todos os cidadãos a aderirem ao movimento “Acenda uma vela”. A participação consiste em:

1. Acender uma vela às 21h
2. Fotografá-la e partilhá-la nas redes sociais, identificando o JRS na publicação
3. Na mesma publicação, os participantes são convidados a dar a sua opinião sobre um dos temas lançados pelo JRS nas redes sociais ao longo da semana, tais como: Fraternidade, Amizade Social; Inclusão e Integração; Preconceito; Igualdade; Responsabilidade; Conflito.

A acrescentar à iniciativa digital, o JRS irá organizar um encontro que contará com a presença de representantes de várias religiões, com o objetivo de as aproximar. No evento será ainda prestado um minuto de silêncio pelos milhares de pessoas que perderam as suas vidas, as suas casas e entes queridos, vítimas da crise no Afeganistão.

O evento irá decorrer na Brotéria, no próximo dia 29 de setembro, a partir das 18h30. As vagas são limitadas pelo que os interessados em assistir devem proceder à inscrição até ao dia 28/09 através do email marta.carvalho@jrs.net.

Através destas iniciativas, que contarão com diferentes momentos de comunicação nas redes sociais do JRS, a instituição procura aproximar as pessoas, promover o diálogo; fomentar a harmonia entre crentes e não crentes; desmistificar preconceitos sobre outras religiões e explicar a importância destas duas datas, tendo por base as principais mensagens de união e esperança proferidas pelo Papa Francisco através da Fratelli Tutti.

“Mais do que nunca, precisamos da união. As efemérides que assinalamos com a semana da inter-religiosidade servem para que todos nós possamos parar e olhar à nossa volta e perceber que não estamos sozinhos neste contexto que, involuntariamente, cria barreiras. É com essas muralhas, físicas e mentais, que queremos acabar, aproximando todas as religiões e até quem nem acredita em nenhuma delas. Queremos promover o diálogo mas, sobretudo, gerar compaixão e compreensão entre todos porque, no fundo, somos todos humanos. Precisamos de um mundo mais justo e unido mas, para isso, são precisas ações. Através de esta e outras iniciativas que temos planeadas para o futuro, esperamos conseguir abrir o caminho necessário para uma maior união, mais forme e equitativa”, explica André Costa Jorge, Diretor Geral do JRS.