Neste tempo de Quaresma, que agora iniciamos, são muitas as propostas de caminhada espiritual disponibilizadas pelas Obras Apostólicas ligadas aos jesuítas para todos os que desejam fazer deste um tempo especial. Algumas destas propostas são ferramentas digitais que ajudam a percorrer este caminho até à Páscoa, lendo, ouvindo e rezando, outras apostam nos encontros presenciais regulares ou ainda em tempos de paragem de dia inteiro.
Deixamos algumas sugestões de caminhada quaresmal:
Retiro online do Ponto SJ – CVX
Em parceria com a CVX – Portugal (Comunidade de Vida Cristã), o Ponto SJ criou o retiro do Deserto à Liberdade, que propõe uma meditação semanal, a cada domingo da quaresma. Uma oração guiada num itinerário semanal que durará cinco semanas, e um retiro presencial de um dia, a realizar-se em Cernache, no dia 24 de março. Para receber esta proposta semanalmente no seu email, pode inscrever-se aqui.
Rede Mundial Oração do Papa (RMOP)
Respiro de silêncio – um encontro de leveza espiritual é a proposta diária da Rede Mundial de Oração do Papa para este tempo de Quaresma. Trata-se de uma oração guiada, para escutar, enquadrada neste Ano de Oração, que o Papa Francisco convocou em janeiro como preparação para o Jubileu de 2025.
A proposta, elaborada pelo P. António Sant’Ana, sj, arrancou ontem e dura até ao Domingo da Ressurreição do Senhor. Este percurso é uma oportunidade para fazer uma breve pausa de oração para avaliar a vida, fortalecer a fé, interiorizar as várias dimensões quaresmais, a atenção aos outros e o cuidado com os mais fracos.
A proposta de oração diária vai estar disponível no site da RMOP-Portugal, nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter, no Spotify e no Apple Podcasts. Dá voz aos textos a jornalista Rosário Salgueiro. As pessoas que quiserem receber a proposta todos os dias, de forma mais personalizada, no seu email, devem inscrever-se aqui.
PROVOCA
A Pastoral Juvenil e Vocacional dos jesuítas propõe uma meditação semanal ao som da música. Assim, todos os domingos da Quaresma, no instagram da PROVOCA, haverá uma música nova, criada especialmente para esta iniciativa, para ajudar a rezar este tempo especial. Uma proposta dedicada aos mais jovens.
Rede Cuidar da Casa Comum
A Rede Cuidar da Casa Comum – que tem no seu núcleo fundador a Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e o grupo Cuidar da Casa Comum em Santa Isabel (Lisboa), propõe uma caminhada quaresmal inspirada na mensagem do Papa Francisco (Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade) e centrada na conversão ecológica. Esta caminhada foi apresentada ontem numa celebração penitencial, organizada na Igreja de Santa Isabel, em Lisboa, na qual foi apresentado e distribuído um caderno com propostas de leituras, orações, pistas de reflexão e desafios concretos para viver ao longo desta Quaresma. A esta iniciativa juntou-se também a Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade, obra apostólica ligada à Companhia de Jesus.
“A proposta é um desafio a cada pessoa, e para todas as pessoas, e propõe um ritmo semanal de reflexão / ação, sugerindo um tema a partir das leituras de cada domingo da Quaresma. “Procurai e arriscai” é o título do caderno que assim retoma a frase do Papa Francisco no discurso aos jovens universitários com quem se encontrou em Lisboa, a 3 de agosto do ano passado: “Procurai e arriscai; sim, procurai e arriscai. Neste momento histórico, os desafios são enormes, os gemidos dolorosos: estamos a viver uma terceira guerra mundial feita aos pedaços. Mas abracemos o risco de pensar que não estamos numa agonia, mas num parto; não no fim, mas no início dum grande espetáculo. E é preciso coragem para pensar assim.”
Casa de Retiros de Santo Inácio
A Casa de Exercícios de Santo Inácio propõe um retiro de um dia com o P. Vasco Pinto Magalhães. Será no dia 3 de março e a inscrição pode ser feita através dos seguintes contatos: 219 289 020; 934 363 108 [email protected]
Casa da Torre
A proposta da Casa da Torre, em Soutelo, propõe uma iniciativa para rezar a quaresma. Oferecer a luz que irradia nas páginas do Diário de Etty que tinha 29 anos quando morreu em Auschwitz. Colher luzes na experiência de Etty, para transformar em vida o apelo à conversão, que em cada quaresma nos é dirigido. Informações e inscrições: 253 310 400 / 917 750 762; [email protected]
Além desta proposta, a Casa da Torre organiza também a atividade “Comer, Rezar, Viajar – Corpo e alma no caminho da Quaresma”, um fim de semana para “fazer as pazes com a vida” a acontecer entre 1 e 3 de março. Esta iniciativa destina-se a casais, namorados, grupos de amigos, para todos os que andam á procuram de si mesmos e de um sentido para uma vida sempre em mudança e será animada pelo P. António Pamplona, sj, pelos casais: Rosarinho Seixas e João Pedro Mortágua + Sara e Zé Eduardo Preza Fernandes, contando com o contributo especial do chef Kiko Martins. A proposta é, com a ajuda da gastronomia, provocar e olhar a própria vida, num percurso espiritual que envolva todos os sentidos no qual as refeições e as meditações estão em sintonia de forma a valorizarem-se uma à outra. Serão dias para rezar, contemplar, respirar, caminhar, cozinhar, conversar, sonhar.
Informações e Inscrições: [email protected] 917 750 762
Jesuítas no Algarve
As paróquias confiadas à Companhia de Jesus no Algarve têm uma proposta de oração para toda a Quaresma. O caderno Céu de Bolso (disponível também em versão digital) é um convite não só à oração pessoal, mas também, através disso, à aprendizagem desta forma de comunicação com Deus, com sabor inaciano. Uma espécie de “exercícios quotidianos” de meditação para despertar em muitos o desejo de experimentar fazer um retiro de Exercícios Espirituais.
“Uma das práticas quaresmais clássicas é a oração, isto é, o aprofundamento da nossa relação de amizade com Deus, mas também de cuidado com as nossas relações com os outros. Afinal de contas, o termo “oração” exprime um desejo de comunicação e de hospitalidade. Ora, há muitas formas de oração: umas servem-se de “fórmulas conhecidas”, outras fazem-se em comunidade, etc. Depois, há formas de oração mais silenciosas, de meditação e contemplação. A tradição inaciana desenvolveu bastante este tipo de oração. Aliás, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loiola são testemunho disso mesmo. Foi neste sentido que decidimos lançar um pequeno livro com pistas para uma oração meditativa, durante este tempo de quaresma. Cada dia centra-se num dos textos da liturgia, e apresenta um conjunto de propostas para a meditação pessoal.”, explica o P. Rui Fernandes, sj, que assina os textos juntamente com o P. Vítor Lamosa, sj.
O livrinho encontra-se disponível apenas nas paróquias jesuítas do Algarve (Amparo de Portimão, Mexilhoeira Grande e Odiáxere) e na secretaria do CUPAV, em Lisboa.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.