Ponto de Vista – Conversa Síntese

Em ano de Jornada Mundial da Juventude dar voz aos jovens foi o intuito desta rubrica que em cada episódio teve como mote aquilo que o Ponto SJ procura ser: ponto de paragem, de escuta, de encontro, de diálogo e de saída.

Em ano de Jornada Mundial da Juventude dar voz aos jovens foi o intuito desta rubrica que em cada episódio teve como mote aquilo que o Ponto SJ procura ser: ponto de paragem, de escuta, de encontro, de diálogo e de saída.

Durante o mês de junho, a rubrica Ponto de Vista percorreu cerca de 2.000 km para se encontrar com 10 jovens, dos 18 aos 30 anos, de cinco regiões do país. Em ano de Jornada Mundial da Juventude, dar voz aos jovens foi o intuito desta rubrica que em cada episódio teve como mote aquilo que o Ponto SJ procura ser: ponto de paragem, de escuta, de encontro, de diálogo e de saída.

De cada conversa resultaram inquietações, perspetivas diferentes, emoções e desafios partilhados por estes jovens, cujos temas gostaríamos de desenvolver, aprofundar e debater. Por isso, ao fim de cinco conversas, sentimos necessidade uma última conversa, que fosse síntese, e ajudasse a integrar e a responder, enquanto Igreja, ao que foi levantado. Para nos ajudar a pensar nesta conversa síntese, convidámos Joana Rigato, professora; Sofia Mendes, psicóloga e o P. João Goulão, Diretor do Centro Universitário Padre António Vieira (CUPAV).

Como palco desta conversa especial, escolhemos o Largo Trindade Coelho que, a partir do dia 1 de agosto – quando arranca a Jornada Mundial da Juventude – se transformará no Largo da Misericórdia e acolherá um programa cultural, artístico e espiritual promovido pela Companhia de Jesus. Esta proposta para os peregrinos, que resulta de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, integrará o Festival da Juventude, dinamizado pela organização da JMJ, e dirige-se a todos os que por ali passarem nos primeiros dias da JMJ.

A conversa vai para o ar no dia 16 de julho.

Se não teve oportunidade de ver as conversas anteriores, aceda aqui:

1. Ponto de paragem – os jovens e a universidade

2. Ponto de escuta- a vida dos jovens no campo

3. Ponto de encontro – as relações dos jovens num mundo global

4. Ponto de diálogo – os jovens e a troca de ideias

5. Ponto de saída – os jovens e a Igreja

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.