Poemas, abraços e alegria marcam chegada do P. Geral a Portugal

No seu primeiro dia de visita a Portugal, P. Arturo Sosa visitou o Algarve, passando pela Aldeia de São José de Alcalar e pela Paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Foi recebido com entusiasmo, simplicidade e alegria.

No seu primeiro dia de visita a Portugal, P. Arturo Sosa visitou o Algarve, passando pela Aldeia de São José de Alcalar e pela Paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Foi recebido com entusiasmo, simplicidade e alegria.

Que seja no nosso caminho estrela que alumia, bússola que nos guia, chama que inflama nos aqueça e enterneça de carinho. Sinta-se bem, muito amado, benquisto, como enviado de nosso Senhor Jesus Cristo.” Foi com estas palavras, escritas e recitadas pela professora Lutília Rocha, que a comunidade da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Portimão, quis saudar e agradecer a presença do P. Arturo Sosa na celebração deste sábado. O Superior Geral dos Jesuítas foi acolhido esta tarde numa igreja cheia, animada por muitos paroquianos, a quem lembrou que a principal missão da Igreja é anunciar Jesus Cristo. Em dia de São Francisco Xavier, um dos fundadores da Companhia de Jesus, o P. Arturo Sosa recordou o entusiasmo e o espírito aventureiro do jesuíta e a atração que conseguiu suscitar à sua volta, pregando o Evangelho no Oriente. “A única razão de ser da Igreja, da Companhia de Jesus, de uma paróquia, só pode ser anunciar o Senhor”, sublinhou, acrescentando que todos somos desafiados a fazê-lo, em cada momento, e que o mundo de hoje “necessita, mais do que nunca, desta presença do Senhor”.

Depois da celebração a que presidiu, e que contou com a presença dos cinco jesuítas que compõem a comunidade do Algarve, bem como do diácono Nuno Francisco, o P. Provincial, o P. Sócio e o P. Assistente, o P. Geral fez questão de cumprimentar muitos dos paroquianos pessoalmente, à porta da igreja, e participou ainda num jantar partilhado que decorreu no centro paroquial. Neste tempo de convívio teve ainda oportunidade de conhecer um conterrâneo, que agora pertence à comunidade paroquial, e que descobriu ter estudado na mesma universidade onde foi reitor, na Venezuela, nos anos 80.

P.%20Domingos%20Monteiro%20da%20Costa%20guiou%20o%20P.%20Arturo%20Sosa%20pela%20Aldeia%20de%20S%C3%A3o%20Jos%C3%A9%20de%20Alcalar
P. Domingos Monteiro da Costa guiou o P. Arturo Sosa pela Aldeia de São José de Alcalar

Mas foi pela Aldeia de São José de Alcalar, na Mexilhoeira Grande, que o Superior Geral dos Jesuítas iniciou esta que é a sua primeira visita a Portugal destinada a conhecer os jesuítas, a comunidade inaciana e as suas obras apostólicas. Pouco tempo depois de aterrar no Algarve, juntamente com o P. Assistente Cipriano Diaz e o P. Vivian Richard, do Gabinete de Comunicação da Cúria Geral, o Superior Geral dos Jesuítas foi recebido na grande obra social dos jesuítas no Sul do país que acolhe mais de uma centena de idosos, 150 crianças e conta com 80 colaboradores. Pela mão do P. Domingos Monteiro da Costa, jesuíta que fundou esta resposta social que tem a particularidade de acolher os idosos em casas próprias, construídas em torno de praças que se assemelham a um bairro, o P. Arturo Sosa conheceu os utentes da casa – um deles com 104 anos – conversou com os colaboradores e quis saber o que os tinha trazido até àquela casa. Em resposta a este repto, escutou testemunhos de gratidão pela obra aqui erguida, pelo ambiente familiar que aqui se sente entre utentes e funcionários, e ainda palavras de reconhecimento ao grande mentor desta casa. Visivelmente entusiasmado com a presença do P. Geral em Alcalar, ainda mais no arranque desta sua visita, o P. Domingos, que este ano celebrou 50 anos de sacerdócio, pode recordar a intuição que o levou a criar esta obra há várias décadas e as dificuldades e graças que foi encontrando ao longo dos anos, sempre marcadas por inúmeras peripécias e sinais de Deus.

Comunidade%20de%20Nossa%20Senhora%20do%20Amparo%20celebrou%20com%20o%20P.%20Geral%20o%20Dia%20de%20S%C3%A3o%20Francisco%20Xavier
Comunidade de Nossa Senhora do Amparo celebrou com o P. Geral o Dia de São Francisco Xavier

Amanhã, domingo, o P. Geral segue para Lisboa, onde estará com a comunidade inaciana no Colégio São João de Brito.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.