Milhares em Fátima no Dia da Família Inaciana

Mais de duas mil e quinhentas pessoas são esperadas este sábado em Fátima no âmbito do Dia da Família Inaciana. No dia em que se assinalam 400 anos da canonização de Inácio de Loyola, várias propostas animam os peregrinos inacianos.

Mais de duas mil e quinhentas pessoas são esperadas este sábado em Fátima no âmbito do Dia da Família Inaciana. No dia em que se assinalam 400 anos da canonização de Inácio de Loyola, várias propostas animam os peregrinos inacianos.

Neste sábado, 12 de março, todos os caminhos inacianos vão dar a Fátima. Em pleno Ano Inaciano, em que se celebram os 500 anos de conversão de Inácio de Loiola, reúnem-se muitas das pessoas ligadas à espiritualidade inaciana e às obras da Província Portuguesa da Companhia de Jesus para o Dia da Família Inaciana. Nesta data, assinalam-se os 400 anos da canonização de Santo Inácio e de São Francisco Xavier.

Para o Dia da Família Inaciana esperam-se mais de 2500 pessoas ligadas às obras da Companhia. Este dia será composto por várias dinâmicas, reflexo da diversidade que constitui a vida apostólica desta comunidade. Na parte da manhã, há quatro propostas diferentes e da parte da tarde um programa comum.

O programa dedicado aos jovens é o que arranca mais cedo, tendo início ao final da tarde do dia 11, na Casa Velha em Ourém. Entre as várias propostas, destaca-se uma “Vigília da Reconciliação” e uma caminhada noturna. Na manhã do dia 12, haverá um tempo forte de oração pessoal e partilha. Pretende-se que os participantes possam conhecer a vida de Santo Inácio de um modo diferente e renovado.

O percurso dedicado às famílias tem início às 9h15 na Paróquia de Fátima. Esta proposta contempla um tempo de peregrinação, momentos de oração para jovens e adultos, uma proposta espiritual para crianças e um tempo de oração em família já no recinto do Santuário.

A proposta “Amigos de Inácio” decorrerá no Centro Paulo VI e inclui um tempo de oração comunitária, um momento de oração pessoal e partilha em grupos. A reflexão pessoal será inspirada por uma conferência dada pelo P. Vasco Pinto de Magalhães que ajudará a compreender o que significou para Inácio ver novas todas as coisas.

Já os Companheiros da Missão irão reunir-se no lar Beatriz da Silva. Será aí que os participantes vão poder ouvir o P. José Frazão Correria, sj a lançar-lhes um desafio: “Converter o modo de proceder — Preferências Apostólicas Universais”. Depois desta conferência haverá uma proposta surpresa e um café em jeito de tertúlia à volta das inquietações deixadas pelas palavras do P. José Frazão.

Depois do almoço os peregrinos passam a constituir um único grupo juntando-se para uma oração comum na Capelinha das Aparições às 14h45. Segue-se uma conferência da r. Nathalie Becquart, xmcj, secretária do Sínodo sobre a Sinodalidade intitulada; “O caminho da ferida à escuta”. Para quem não possa estar em Fáti,ma esta conferência será transmitida por youtube e no Ponto SJ. Durante o tempo da conferência haverá uma proposta especial para jovens com menos de 16 anos que lhes permitirá conhecer a vida de Inácio como peregrino.

O dia termina com a celebração da Eucaristia presidida pelo P. Miguela Almeida, provincial dos jesuítas portugueses.

Tal como aponta o logotipo criado para este evento – uma árvore de família que é também a azinheira da Cova da Iria na qual Nossa Senhora se manifestou aos Pastorinhos – a família inaciana chega até Fátima a partir de vários pontos: Braga, Porto, Coimbra, Covilhã, Pragal, Évora, Mexilhoeira e Portimão. E daqui será enviada de volta para as suas comunidades, obras e apostolados, com entusiasmo renovado e o desejo de ver novas todas as coisas em Cristo.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.