MAGIS 2023 chega a Lisboa a 22 de julho

Data da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa foi anunciada hoje: 1 a 6 de agosto, e deverá contar com a presença do Papa. Magis começará 10 dias antes e terminará em grande clima de festa no dia de Santo Inácio de Loiola, a 31 de julho.

Data da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa foi anunciada hoje: 1 a 6 de agosto, e deverá contar com a presença do Papa. Magis começará 10 dias antes e terminará em grande clima de festa no dia de Santo Inácio de Loiola, a 31 de julho.

O MAGIS 2023 vai começar no dia 22 de julho e trazer a Lisboa milhares de jovens ligados à Companhia de Jesus de todo o mundo. O encontro da comunidade inaciana decorrerá dez dias antes da Jornada Mundial da Juventude, cuja data foi hoje anunciada (de 1 a 6 de agosto), e culminará num dia muito emblemático para todos os jovens ligados aos jesuítas: o Dia de Santo Inácio, a 31 de julho. Depois destas duas semanas em que integrarão experiências que ajudarão na sua reflexão, partilha e celebração, espalhadas pelo país, os jovens ligados à Companhia, com idades entre os 18 e os 30 anos, juntar-se-ão aos restantes participantes na JMJ para mais seis dias de jornada.

Esta enorme festa dos jovens católicos de todo o mundo trará também a Portugal o Papa, que deverá chegar a Lisboa na quinta-feira, dia 3 de agosto, para se encontrar com as muitas dezenas de milhares de jovens que são esperados em Lisboa. Além de uma vigília, haverá uma via sacra e uma celebração eucarística com o Santo Padre, no domingo, a chamada missa de envio, tal como está previsto no programa oficial de todas as jornadas mundiais da juventude. O Papa deverá regressar ao Vaticano no domingo. O evento esteve inicialmente previsto para 2022 mas devido à pandemia foi adiado um ano. Vai decorrer na zona do Parque das Nações, em Lisboa, num espaço que vai até à Bobadela, já em Loures, e que vai ser reabilitado pelas autarquias.

“A Jornada Mundial da Juventude é o fantástico encontro entre o Santo Padre e os jovens católicos do mundo inteiro. Os jovens, que são o agora de Deus, são também o presente da igreja no mundo. O encontro com o Santo Padre em 2023 é uma forma de expressar ao Papa, à igreja e ao mundo inteiro, o seu compromisso e fidelidade”, afirmou hoje o coordenador do MAGIS, o P. Samuel Beirão. Uma vez que a Jornada Mundial da Juventude terá lugar em Lisboa, como anunciou no Panamá o Papa Francisco, em 2019, cabe ao país anfitrião a dinamização do MAGIS, neste caso à Província Portuguesa da Companhia de Jesus.

Tal como em edições anteriores, este encontro dos jovens ligados à espiritualidade inaciana contará com a presença do Superior-geral dos Jesuítas, P. Arturo Sosa, que virá a Lisboa celebrar com a comunidade inaciana.

No passado dia 27 de setembro, dia do aniversário da fundação da Companhia de Jesus, os jesuítas lançaram oficialmente o início das atividades para o MAGIS 2023, com a dinamização das redes sociais. O tema escolhido para esta 10º edição do MAGIS será: “Criar um futuro cheio de esperança”, e é inspirado numa das quatro Preferências Apostólicas Universais, as orientações apostólicas da Companhia para o decénio 2019-2029, mais concretamente na terceira preferência: “Acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança”.

Para aceder às redes do MAGIS:

Instagram: https://www.instagram.com/magis2023_official/

Facebook: https://www.facebook.com/MAGIS-2023_official-100341525749332

Twitter: @magis2023

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCTOd4kpzPSgBCZNrCf7WrIg

Fotografia: MAGIS Panamá, 2019

 

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.