Voz de Manuel Sérvulo Rodrigues
Playlist de Apontamentos da Fé
Fotografia de Asoggetti – Unsplash
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Especial Apontamentos de fé
Voz de Manuel Sérvulo Rodrigues
Playlist de Apontamentos da Fé
Fotografia de Asoggetti – Unsplash
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
O Santo de Assis, que morreu há 800 anos, propunha uma forma de vida com sabor a Evangelho. Fazia-o com palavras, mas sobretudo com a sua forma de ser, o seu testemunho.
80 mil jovens encheram o Estádio de França para receber o Papa Leão XIV. Entre eles, 3 jovens jesuítas portugueses, a estudar em Paris. Eduardo Amaral, sj conta o que o marcou na mensagem do Santo Padre
Missa no Cemitério de Benfica assinala, a 1 de outubro, o 78.º aniversário da morte do Padre Cruz. O jazigo do “Santo Padre Cruz” estará aberto à oração e visita ao longo do dia.
Formação, espiritualidade, serviço e artes são apostas de nova casa que, 40 anos depois, continua a ser lugar de encontro, formação integral e transformação social. Com o foco nos universitários, terá propostas para todos.
Eu que fui para servir, vinha sempre servido pelo “santo povo fiel de Deus”.
Entre retiros, formações, propostas para famílias e experiências de peregrinação, a Casa da Torre, centro de espiritualidade dos jesuítas em Soutelo, renova o convite a parar, rezar e cuidar da relação com Deus e os outros.
Temos dificuldade em habitar um espaço sem opinião. Talvez esta seja uma das grandes contradições do nosso tempo: diálogo, liberdade, escuta e silêncio, mas dificilmente nos predispomos a isso.
Ao assinalar o jubileu dos padres Alberto Sousa, António José Coelho, David Ferreira da Silva e do irmão César Francisco, a Companhia de Jesus une-se em ação de graças pelos muitos anos de serviço destes jesuítas.
Fazer a experiência dos Exercícios espirituais de Santo Inácio de Loiola inspirada pela encíclica Laudato Si’ é uma proposta de conversão ecológica com base na ecologia integral.
Para nós, jesuítas, este encontro foi um tempo generoso dedicado às dimensões fundamentais do nosso estilo de vida religiosa.
Então, o que é o Campo de Viajantes? Talvez seja mais fácil começar pelo que não é. Não são os clássicos Exercícios Espirituais. Também não é uma simples peregrinação.
Paris e Veneza são os destinos da próxima viagem Ponto SJ. Uma viagem que nos vai levar a conhecer Inácio como estudante, em missão, e o encontro dos primeiros companheiros jesuítas.