Advento – uma pausa para o Deus que vem

Com o aproximar do Advento, já no dia 27, o Ponto SJ lança algumas propostas para ajudar a viver melhor este tempo de preparação do Natal. Um retiro online, uma novena e quatro artigos de reflexão aos domingos.

Com o aproximar do Advento, já no dia 27, o Ponto SJ lança algumas propostas para ajudar a viver melhor este tempo de preparação do Natal. Um retiro online, uma novena e quatro artigos de reflexão aos domingos.

O Advento começa já no próximo domingo e o Ponto SJ preparou algumas propostas para ajudar a viver melhor este tempo de preparação para o Natal. A primeira chega já no dia 27 e estender-se-á por todos os domingos deste tempo litúrgico. Consiste num conjunto de quatro artigos/conteúdos que ajudem à reflexão, tendo por base os quatro verbos que caracterizam as preferências apostólicas universais da Companhia de Jesus para os próximos anos (apontar o caminho para Deus através dos Exercícios Espirituais; Caminhar com os pobres e excluídos; Acompanhar os jovens na criação de um futuro cheio de esperança e Colaborar no cuidado da Casa Comum). Em ano de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), desafiámos para esta tarefa quatro jesuítas em formação, com menos de 30 anos, para apresentarem a sua leitura deste tempo.

A segunda proposta consiste num retiro de Advento, com a duração de um dia, que decorrerá online no dia 1 de dezembro, sob orientação do P. Miguel Pedro Melo, sj. Neste retiro, a que demos o título ”Uma pausa para o Deus que vem”, seremos convidados a rezar entre duas graças especiais: o Ano Inaciano, que terminou no verão, e a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em agosto. Se no ano inaciano fomos convidados a rezar com base no lema “Ver novas todas as coisas em Cristo”, a JMJ está a aproximar-se com o convite a meditar nas palavras: “Maria levantou-se e correu apressadamente”. Entre o ver e o levantar-se. É aí que gostaríamos de convidar a apreciar o dinamismo da espera cristã, entre o ver e o levantar-se, este retiro pretende ajudar-nos a ampliar o olhar do nosso coração — que é o desejo — para que desse exercício, de espera ativa ou paciência ardente, nos sintamos e saibamos levantados e conduzidos a caminhos novos, de maior alegria, gratidão e serviço.

O retiro será aberto a qualquer pessoa e tem inscrição obrigatória no formulário aqui disponível, até ao dia 29.

Já mais perto do tempo de Natal, disponibilizaremos, em parceria com a Rede Mundial de Oração do Papa, uma novena de Natal. Um tempo breve de reflexão, disponível em formato áudio, lançado ao início da noite, a partir de dia 17 e até ao dia de Natal.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.