

Caixa de perguntas Companhia de Jesus
1 de 6
Não. Na Companhia de Jesus, apenas o Padre Geral é eleito (e é-o pelos jesuítas presentes na Congregação Geral). O Provincial é nomeado pelo Padre Geral.
2 de 6
Com alguns meses de antecedência, as diversas comunidades de jesuítas reúnem para tentar definir o perfil do futuro provincial, informação que o Sócio (adjunto) do Provincial sintetiza e devolve a todos os jesuítas. A partir daí, e colocando-se diante de Deus, cada jesuíta é convidado a enviar um conjunto de nomes possíveis para a Cúria Provincial. Ultimamente, quando ocorrem estes processos, os Assistentes do Padre Geral para as diversas regiões do mundo têm visitado as províncias para conversar pessoalmente com os jesuítas sobre os nomes possíveis.
Segue-se uma reunião do Provincial com os seus consultores e com outros jesuítas, nomeadamente superiores de comunidades e antigos Provinciais. Na Província, o processo termina com uma reunião do Provincial com os seus consultores, onde, a partir dos nomes indicados pelos jesuítas e das várias consultas, se compõe a chamada terna, um conjunto de três nomes fundamentados que são enviados para Roma. A partir dessa informação e de outras que recolha, o Padre Geral, ouvindo os seus conselheiros, nomeia o novo Provincial.
3 de 6
Não. Só podem ser Provinciais os jesuítas que sejam padres e professos de quatro votos.
4 de 6
O mandato do Provincial dura três anos, habitualmente renovável por um segundo com o mesmo tempo de duração.
5 de 6
O Padre Provincial é o Superior (o responsável) dos jesuítas de uma dada Província. É quem governa a Província, cabendo-lhe manter a unidade e a vitalidade do corpo apostólico. Na maioria do tempo, visita as várias comunidades de jesuítas e as obras respetivas.
O governo da Companhia de Jesus é um governo espiritual. Por isso, cada jesuíta tem (pelo menos) uma conversa formal com o Provincial, onde lhe dá conta do modo como tem vivido a sua vida nas suas diversas dimensões, para assim “ser enviado por ele em missão em nome de Cristo”*. É através das várias visitas feitas, e ouvindo os seus consultores, que o provincial recolhe os elementos necessários para anualmente dar novas missões.
É o “Superior maior” (a autoridade máxima) da província pela qual é responsável e, por isso, lhe devem obediência os seus companheiros.
* P. Peter-Hans Kolvenbach sj, 2005
6 de 6
Com o crescimento da Companhia nos seus primeiros anos e a necessidade de uma reorganização, foi em 1546 que foi fundada a primeira província, chamada então “Província Lusitana”. O primeiro Superior Provincial foi o P. Simão Rodrigues, um dos fundadores da Companhia de Jesus com Santo Inácio.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
Hoje deixamos mais uma proposta para viver em casa este tempo da Quaresma. Convidamos a que de um modo simples todos em cas se possam dedicar a algum tempo passado em comum sem telemóveis ou outros objetos eletrónicos.
A quaresma deste ano pode ser tempo particularmente propício para tirar proveito da penitência imposta pela pandemia e pelo longo estado de confinamento em que nos encontramos.
Amanhã, Quarta-feira de Cinzas, haverá transmissões da missa online. E todos os dias da Quaresma um vídeo com pontos de oração para o dia seguinte preparado pelos jesuítas da Brotéria, Encarnação e São Roque. Propostas são muitas e variadas
Ponto de Abastecimento adapta-se ao tempo de Quaresma e propõe retiro online em cinco sábados, com exposição de tema, pontos de oração, celebração da palavra e acompanhamento espiritual. Ao domingo, mantém-se a proposta da Igreja Doméstica.
O caminho passa, pois, pela reforma que, em vez de matar, aproveita tudo o que há de bom num carisma e num instituto, por forma a gerar mais vida, reconhecendo o mal cometido e corrigindo-o, na esperança de um futuro melhor.
Uma proposta simples de sugestões para viver em família sintonizados com o que Jesus nos propõe.
As dúvidas à volta da infabilidade papal são comuns. Esta é uma das questões que mais se coloca a quem é católico. Aqui fica uma ajuda para poder responder à questão.
Num momento em que vamos regressando à celebração pública da Eucaristia e em que nos preparamos para celebrar a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, esta caixa de perguntas ajuda-nos a compreender o sentido da Eucaristia.
Começa hoje a semana de oração pelas vocações consagradas. Mas afinal o que é a vocação? Terá alguma coisa ver comigo? É a estas e outras perguntas que responde o P. Pedro Rocha Mendes, sj nesta caixa de perguntas.
Uma análise sobre o modo como têm sido aplicadas a eutanásia, a morte assistida e o suicídio assistido na Bélgica, Holanda e Suíça. Dados muito concretos que podem ajudar à reflexão.
Celebra-se no próximo dia 11 de fevereiro o Dia Mundial do Doente. Antecipando essa data, publicamos uma caixa de perguntas que nos ajuda a compreender o sentido e a história do Sacramento da Unção do Doentes.
No domingo assinala-se, pela primeira vez, o Domingo da Palavra de Deus. Uma novidade instituída pelo Papa Francisco que convida os fiéis a redescobrir “a riqueza inesgotável que provém daquele diálogo constante de Deus com o Seu povo”.