

Caixa de perguntas
1 de 10
É um serviço que pretende acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de abuso sexual nas obras da Companhia de Jesus em Portugal, seja por jesuítas ou por funcionários, colaboradores ou voluntários, independentemente da data dos factos.
2 de 10
Através deste serviço, a Companhia de Jesus pretende conhecer e tratar eventuais situações de abusos sexuais que não tenham sidos denunciados anteriormente ou que, tendo sido, não foram devidamente tratados.
3 de 10
Qualquer pessoa que pretenda denunciar um abuso sexual ocorrido em Obra da Companhia de Jesus, independentemente da data dos factos.
4 de 10
O serviço é totalmente gratuito.
5 de 10
Sim.
6 de 10
Através do email escutar@jesuitas.pt ou de carta para Serviço de Escuta – Estrada da Torre, 26, 1750-296 Lisboa. Pode contactar o Serviço através do telefone 217543085 de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 18h00.
7 de 10
Os contactos serão recebidos pela Coordenadora Provincial que, dependendo da situação de cada pessoa, acertará o modo de acompanhamento que poderá passar por um atendimento presencial.
8 de 10
O atendimento presencial é feito por pessoas previamente formadas com competências pessoais e técnicas para o efeito que lhes permitam acompanhar a vítima com a máxima seriedade e isenção, empatia e cuidado.
9 de 10
O Serviço de Escuta procurará identificar as necessidades da vítima e acompanhá-la ao longo do caminho que se vier a percorrer e dos procedimentos que vierem a ser desencadeados.
10 de 10
Vamos tratar das denúncias relacionadas com a Companhia de Jesus. As dioceses têm Comissões de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis que têm esta competência, quando se trata de denúncias relacionadas com pessoas das suas dioceses. Se recebermos alguma denúncia relacionada com outras organizações, católicas ou não, faremos o devido encaminhamento, com o conhecimento, autorização e participação da vítima/do denunciante.
Mais informação:
Jesuítas abrem Serviço de Escuta -Notícia
Declaração do Padre Provincial sobre a abertura do Serviço de Escuta
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
De visita a Timor Leste, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o P. João Felgueiras com a Grã-Cruz da Ordem de Camões, em reconhecimento pelo seu papel na difusão da língua e cultura portuguesas.
Jesuíta alemão, especialista no tema da proteção de menores, afirmou que, tal como os crentes pedem perdão pelos seus pecados, também a Igreja deve assumir institucionalmente os seus erros e pedir perdão às vítimas.
“Mudanças” terá como tema a “Responsabilidade Social” e pretende despertar uma consciência de responsabilidade social individual e coletiva, criar envolvimento e provocar a ação. Estava previsto para dia 28 de maio em Lisboa mas foi adiado.
Casas da Companhia que ficaram disponíveis para famílias ucranianas são em Esposende e na Charneca da Caparica. Têm capacidade para acolher até 60 pessoas. Uma das casas já recebeu pessoas vindas da Ucrânia, a outra está em preparação.
Ponto SJ dedica um mês à divulgação das obras sociais inacianas e ligadas ao Apostolado Social da Província. A fechar abril, no dia 27, reúne-se a Assembleia Social Inaciana, que junta quem trabalha na área social.
Aqui deixamos várias sugestões de organizações sociais ligadas à Companhia de Jesus a quem pode consignar o seu IRS. Basta colocar a informação da instituição e o seu contributo pode ajudar muitas pessoas em situação de fragilidade.
No Ano Inaciano, quem visitar uma igreja jubilar da Companhia de Jesus, celebrar a reconciliação e a eucaristia e rezar pelas intenções do Papa pode receber a indulgência plenária. Mas o que é a indulgência? Esta prática ainda faz sentido?
Na semana de oração pelas vocações, recordamos que a vocação não é só para consagrados. Todos são chamados e convidados a abraçar essa vida feliz e plena com o Senhor, independentemente do modo como ela depois se venha a concretizar.
Uma ajuda para identificar os argumentos do acórdão do Tribunal Constitucional sobre a eutanásia (em especial na parte em que se admite a sua constitucionalidade), expondo os seus principais pontos e os seus efeitos numa futura legislação.
As dúvidas à volta da infabilidade papal são comuns. Esta é uma das questões que mais se coloca a quem é católico. Aqui fica uma ajuda para poder responder à questão.
Novo Provincial, P. Miguel Almeida, toma posse este sábado. Nesta caixa de perguntas, António Santos Lourenço, sj explica como se escolhe o líder espiritual dos jesuítas e como este governa a província.
Num momento em que vamos regressando à celebração pública da Eucaristia e em que nos preparamos para celebrar a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, esta caixa de perguntas ajuda-nos a compreender o sentido da Eucaristia.