

Caixa de perguntas
1 de 10
É um serviço que pretende acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de abuso sexual nas obras da Companhia de Jesus em Portugal, seja por jesuítas ou por funcionários, colaboradores ou voluntários, independentemente da data dos factos.
2 de 10
Através deste serviço, a Companhia de Jesus pretende conhecer e tratar eventuais situações de abusos sexuais que não tenham sidos denunciados anteriormente ou que, tendo sido, não foram devidamente tratados.
3 de 10
Qualquer pessoa que pretenda denunciar um abuso sexual ocorrido em Obra da Companhia de Jesus, independentemente da data dos factos.
4 de 10
O serviço é totalmente gratuito.
5 de 10
Sim.
6 de 10
Através do email escutar@jesuitas.pt ou de carta para Serviço de Escuta – Estrada da Torre, 26, 1750-296 Lisboa. Pode contactar o Serviço através do telefone 217543085 de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 18h00.
7 de 10
Os contactos serão recebidos pela Coordenadora Provincial que, dependendo da situação de cada pessoa, acertará o modo de acompanhamento que poderá passar por um atendimento presencial.
8 de 10
O atendimento presencial é feito por pessoas previamente formadas com competências pessoais e técnicas para o efeito que lhes permitam acompanhar a vítima com a máxima seriedade e isenção, empatia e cuidado.
9 de 10
O Serviço de Escuta procurará identificar as necessidades da vítima e acompanhá-la ao longo do caminho que se vier a percorrer e dos procedimentos que vierem a ser desencadeados.
10 de 10
Vamos tratar das denúncias relacionadas com a Companhia de Jesus. As dioceses têm Comissões de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis que têm esta competência, quando se trata de denúncias relacionadas com pessoas das suas dioceses. Se recebermos alguma denúncia relacionada com outras organizações, católicas ou não, faremos o devido encaminhamento, com o conhecimento, autorização e participação da vítima/do denunciante.
Mais informação:
Jesuítas abrem Serviço de Escuta -Notícia
Declaração do Padre Provincial sobre a abertura do Serviço de Escuta
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
É hora de nos comprometermos todos em prol da cura da nossa sociedade e do nosso planeta, criando as bases para um mundo mais justo e pacífico, seriamente empenhado na busca dum bem que seja verdadeiramente comum.
Iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora da Encarnação, em articulação com os jesuítas da Polónia, permitirá distribuir bens de primeira necessidade aos ucranianos que enfrentam a guerra quase há um ano.
P. Vitaliy Osmolovskyy é um jesuíta ucraniano que tem estado na Polónia a trabalhar no apoio aos refugiados que fogem da guerra mas também aos combatentes que estão na linha da frente. Esteve em Lisboa há dias e deu o seu testemunho.
Nesta segunda Conversa Franca, a convidada é Maria Ressano Garcia, ligada à Casa Velha.
Apesar de referir alterações legais positivas recentes, o Serviço Jesuíta aos Refugiados sublinha que Portugal continua a deter cidadãos estrangeiros por motivos meramente documentais. E relembra que emigrar não é um assunto de polícia.
Talvez precisemos de mais introspeção, de menos solidão, de mais solitude. De abandonarmos a azáfama dos presentes para refletirmos no que realmente é é significativo. Naquilo de que realmente sentimos falta.
No Ano Inaciano, quem visitar uma igreja jubilar da Companhia de Jesus, celebrar a reconciliação e a eucaristia e rezar pelas intenções do Papa pode receber a indulgência plenária. Mas o que é a indulgência? Esta prática ainda faz sentido?
Na semana de oração pelas vocações, recordamos que a vocação não é só para consagrados. Todos são chamados e convidados a abraçar essa vida feliz e plena com o Senhor, independentemente do modo como ela depois se venha a concretizar.
Uma ajuda para identificar os argumentos do acórdão do Tribunal Constitucional sobre a eutanásia (em especial na parte em que se admite a sua constitucionalidade), expondo os seus principais pontos e os seus efeitos numa futura legislação.
As dúvidas à volta da infabilidade papal são comuns. Esta é uma das questões que mais se coloca a quem é católico. Aqui fica uma ajuda para poder responder à questão.
Novo Provincial, P. Miguel Almeida, toma posse este sábado. Nesta caixa de perguntas, António Santos Lourenço, sj explica como se escolhe o líder espiritual dos jesuítas e como este governa a província.
Num momento em que vamos regressando à celebração pública da Eucaristia e em que nos preparamos para celebrar a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, esta caixa de perguntas ajuda-nos a compreender o sentido da Eucaristia.