

Caixa de perguntas
1 de 10
É um serviço que pretende acolher, escutar e apoiar pessoas que possam ter sido vítimas de qualquer forma de abuso, seja ele sexual, físico, psicológico ou espiritual, nas obras da Companhia de Jesus em Portugal, seja por jesuítas ou por funcionários, colaboradores ou voluntários, independentemente da data dos factos.
2 de 10
Através deste serviço, a Companhia de Jesus pretende conhecer e tratar eventuais situações de qualquer forma de abusos (sexuais, físicos, psicológicos ou espirituais),que não tenham sidos denunciados anteriormente ou que, tendo sido, não foram devidamente tratados.
3 de 10
Qualquer pessoa que pretenda denunciar um abuso ocorrido em Obra da Companhia de Jesus, independentemente da idade à data dos factos.
4 de 10
O serviço é totalmente gratuito.
5 de 10
Sim.
6 de 10
Através do email [email protected] ou de carta para Serviço de Escuta – Estrada da Torre, 26, 1750-296 Lisboa. Pode contactar o Serviço através do telefone 217543085 de segunda a sexta-feira, entre as 9h30 e as 18h00.
7 de 10
Os contactos serão recebidos pela Coordenadora Provincial que, dependendo da situação de cada pessoa, acertará o modo de acompanhamento que poderá passar por um atendimento presencial.
8 de 10
O atendimento presencial é feito por pessoas previamente formadas com competências pessoais e técnicas para o efeito que lhes permitam acompanhar a vítima com a máxima seriedade e isenção, empatia e cuidado.
9 de 10
O Serviço de Escuta procurará identificar as necessidades da vítima e acompanhá-la ao longo do caminho que se vier a percorrer e dos procedimentos que vierem a ser desencadeados.
10 de 10
Vamos tratar das denúncias relacionadas com a Companhia de Jesus. As dioceses têm Comissões de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis que têm esta competência, quando se trata de denúncias relacionadas com abusos sexuais cometidos por membros do clero. Se recebermos alguma denúncia relacionada com outras organizações, católicas ou não, faremos o devido encaminhamento para a entidade competente, com o conhecimento, autorização e participação da vítima/do denunciante.
Mais informação:
Jesuítas abrem Serviço de Escuta -Notícia
Declaração do Padre Provincial sobre a abertura do Serviço de Escuta
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
A bússola tende a desafinar com a vida, fazendo-lhe perder o Norte. É necessário um esforço permanente de afinação. A contrariar a tendência da natureza egocentrada para viver Teocentrada.
Cerca de uma centena de colaboradores das Obras sociais dos jesuítas juntaram-se em Lisboa para a VII Assembleia Social. Um tempo de reflexão, partilha e encontro para ajudar a construir uma missão comum e partilhada.
Para defender a vida, não bastam proclamações de princípios, nem anátemas mais ou menos direcionados, mas são necessários atenção, proximidade, capacidade de escuta, por parte de todos os atores direta ou potencialmente envolvidos.
Portugal, no século XXI, é um estado nação menos coeso socialmente, mais diverso etnicamente, mais multicultural, do que o Portugal de 1974. Temos que adaptar o país a estas mudanças.
«Na terra há poucas alegrias maiores do que as que sentimos ao trabalhar, assim como há poucas dores maiores do que as do trabalho, quando ele explora, esmaga, humilha e mata» (Papa Francisco).
Passei uma Páscoa diferente, junto da Meryem e da sua família. Foi uma Páscoa especial. A Meryem decidiu levar-me até à igreja, onde nunca tinha entrado.
Ser Irmão jesuíta é uma graça e missão acolhida e concretizada na consagração religiosa pelos votos de pobreza, de castidade, e de obediência, na Companhia de Jesus, ao serviço da Igreja e do Evangelho.
No Ano Inaciano, quem visitar uma igreja jubilar da Companhia de Jesus, celebrar a reconciliação e a eucaristia e rezar pelas intenções do Papa pode receber a indulgência plenária. Mas o que é a indulgência? Esta prática ainda faz sentido?
Na semana de oração pelas vocações, recordamos que a vocação não é só para consagrados. Todos são chamados e convidados a abraçar essa vida feliz e plena com o Senhor, independentemente do modo como ela depois se venha a concretizar.
Uma ajuda para identificar os argumentos do acórdão do Tribunal Constitucional sobre a eutanásia (em especial na parte em que se admite a sua constitucionalidade), expondo os seus principais pontos e os seus efeitos numa futura legislação.
As dúvidas à volta da infabilidade papal são comuns. Esta é uma das questões que mais se coloca a quem é católico. Aqui fica uma ajuda para poder responder à questão.
Novo Provincial, P. Miguel Almeida, toma posse este sábado. Nesta caixa de perguntas, António Santos Lourenço, sj explica como se escolhe o líder espiritual dos jesuítas e como este governa a província.