A insustentável leveza da incompatibilidade entre ciência e religião
O deus em que não acredita Peter Atkins é inacreditável: ainda bem que ele é não crente nesse deus e eu, com entusiasmo, acompanho-o nesse ‘ateísmo’.
O deus em que não acredita Peter Atkins é inacreditável: ainda bem que ele é não crente nesse deus e eu, com entusiasmo, acompanho-o nesse ‘ateísmo’.
Discípulo de Zola e de todo o radicalismo anti-clerical, boémio empedernido e decadente, Huysmans acaba por se tornar um dos grandes escritores católicos de todos os tempos. A Brotéria sugere-nos que dediquemos uns minutos a conhecê-lo.
Ensaios (Im)pertinentes é uma seleção dos mais relevantes artigos de atualidade publicados na revista Brotéria nos últimos dois anos (2017 e 2018). A mais antiga revista cultural e cientifica de Portugal publica-se desde 1902.
Deus criou e está a criar o Cosmos, para que o Cosmos, incluindo-nos, seja!
O livro que retrata nove anos da história de Portugal no século XVIII, que demorou quinze anos a ser escrito e que reflete sobre a revolução cultural, ocorrida em Portugal no século XVIII, apresentado por Carlos Maria Bobone.
Revista de novembro é exclusivamente dedicada ao jesuíta, considerado um dos grandes pensadores do século passado, e que foi distinguido recentemente, a título póstumo, pelo Presidente da República.
“Pedro e Inês”, filme de António Ferreira que estreou a 18 de outubro, foi o filme português mais visto de 2018. Terá poucas hipóteses de ser suplantado entretanto, até porque o ano está quase a acabar.
O espaço tem a capacidade de aproximar os irmãos ou dispersá-los, isolar-nos ou abrir-nos ao próximo, convidando-nos ao exercício da proximidade. No dia da IV Jornada de Liturgia, Arte e Arquitectura, a reflexão do arq. João Alves da Cunha.
Partindo de uma crítica de um filme que esteve recentemente em exibição, Carlos Capucho leva-nos a questionar a importância do religioso na história do cinema. É esta a proposta cultural da Brotéria para este sábado.
A História mostra-nos que a guerra consistiu, entre outras coisas, no culminar de uma cultura de confronto que se vai alimentando de políticas e desejos expansionistas e protecionistas.