Projeto dos Leigos para o Desenvolvimento vence Prémio BPI “la Caixa” Solidário

O projeto Oficinas de Talentos irá contribuir para a integração socioprofissional dos jovens dos bairros da Caparica e Pragal e potenciar a empregabilidade juvenil, através do desenvolvimento de negócios na área artística.

Os Leigos para o Desenvolvimento, em parceria com o Centro Social e Paroquial de Cristo Rei, foram uma das entidades vencedoras do Prémio BPI “la Caixa” Solidário, com o projeto Oficinas de Talentos na Missão da Caparica-Pragal.

Foi no passado dia 18 de setembro, no Centro Cultural de Belém, que decorreu a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores, naquela que foi a 4ª edição do Prémio Solidário promovido pelo BPI e pela Fundação “la Caixa”. Este é um prémio que visa apoiar projetos que promovam a transição e reinserção na vida ativa de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, bem como a promoção das suas necessidades básicas.

O projeto Oficinas de Talentos, no âmbito da mais recente Missão dos LD em Portugal, irá contribuir para a integração socioprofissional dos jovens dos bairros da Caparica e Pragal e potenciar a empregabilidade juvenil, através do desenvolvimento de negócios na área artística.

Concha Tello, coordenadora do projeto, sublinha que ”existe um elevado potencial artístico no território, fruto da diversidade cultural da sua população e que essa capacidade humana manifesta-se de forma muito expressiva nos talentos artístico-desportivos que ali se têm destacado.”

Pretende-se assim com este projeto valorizar cada jovem, transmitir-lhe orgulho pelo que já é, manifestar-lhe confiança pelo que pode ser com empenho, sendo este o ponto de partida. A união de esforços contribuirá como capital valioso para cada jovem alcançar os desafios que pretender e conseguir inscrever a sua “marca” no catálogo artístico.

A coordenadora refere ainda “Acreditamos que no final do projeto a retribuição da vitória do Prémio BPI “la Caixa” Solidário será a vida transformada de cada jovem nesta geografia artística que se alarga, com novas competências e oportunidades laborais, com novos sons, traços, rostos e nomes de A a Z.”

A missão da Caparica-Pragal, que teve início em 2018, após o convite dirigido aos LD pelo Provincial dos Jesuítas, P. José Frazão Correia sj, assenta num programa de desenvolvimento comunitário nas localidades da Caparica-Pragal, concretamente nos seus bairros, integrados na Paróquia S. Francisco Xavier da Caparica.