O Muro
Caravanas de migrantes da América central, em marcha há longas semanas, começaram a chegar a Tijuana, na fronteira entre o México e os EUA. Enfrentam agora o “muro” da fronteira. Mas a maior muralha é o medo.
Caravanas de migrantes da América central, em marcha há longas semanas, começaram a chegar a Tijuana, na fronteira entre o México e os EUA. Enfrentam agora o “muro” da fronteira. Mas a maior muralha é o medo.
“Pedro e Inês”, filme de António Ferreira que estreou a 18 de outubro, foi o filme português mais visto de 2018. Terá poucas hipóteses de ser suplantado entretanto, até porque o ano está quase a acabar.
O pluralismo é um caminho longo, por vezes difícil, em que é preciso sermos capazes de aceitar que não temos a verdade toda, que a nossa conceção de cultura não é a única existente e que o outro pode ter algo para me ensinar.
Os jovens não pedem à Igreja modernidade, mas autenticidade. Não esperam um discurso facilitador, mas uma proposta interpeladora, pela qual valha a pena dar a vida.
A existência de um processo biológico de mimetismo subjacente à aquisição e calibração dos nossos modos de ver o mundo dá ainda mais importância ao papel do professor enquanto modelo de pessoa em relação com o saber.
Num tempo em que a complexidade é a marca indelével do progresso humano, não podemos cair na tentação de resumir tudo a opções simplificadoras ou a caricaturas da realidade.
A História mostra-nos que a guerra consistiu, entre outras coisas, no culminar de uma cultura de confronto que se vai alimentando de políticas e desejos expansionistas e protecionistas.
Observam-se dois tipos de reacção que me parecem desadequados: por um lado, um absoluto fechamento, que vê no outro um adversário e uma ameaça à própria cultura; e, por outro, uma pretensa abertura mascarada de tolerância.
Para celebrar a vida e obra do P. Manuel Antunes, sj e para passar do papel para a rua, a revista Brotéria está a organizar um ciclo de conversas em Braga, Porto, Coimbra e Évora. Com o P. Manuel Antunes, sj queremos repensar o presente.
A tolerância não implica que me demita de identificar o erro. O facto de, objetivamente, o encontrarmos (v.g.) no que uma pessoa diz ou faz e o declararmos tal, não traduz uma atitude de intolerância.