Últimas

Oficina de Advento: Re-imaginar as nuvens

O contraste entre “o bom dia de Deus”, de que fala a mensagem dos Bispos para o Advento e as “nuvens” que nos espreitam está presente nas três pequenas peças musicais, de sabor mais infantil, que evocam três modos de encarar a “chuva”.

Como sair de um ecrã

Estamos cansados de estar fechados em casa e de ter de fazer tudo através de ecrãs. A minha esperança é a de que estes excertos, ainda que precisando do ecrã, possam ajudar a sair dele.

Domingo de Ramos – Outra forma de ser rei

Jesus revela-nos uma outra forma de realeza, outro tipo de Reino. A sua entrada em Jerusalém põe a nu a ambiguidade das expectativas messiânicas. O que esperar de um Rei humilde? É este o mote para a primeira proposta de oração da semana.

Como se produz um xenófobo

A xenofobia parece ser um fenómeno crescente. A incapacidade de discutirmos assuntos sociais, no contexto actual, não estará a incrementar este mal-estar? Será a ausência de debate franco a razão do alastramento deste ambiente de suspeita?

Fairuz, a voz-poema

Creio que não existe, no espaço musical ocidental, nenhuma figura que se compare a Fairuz em termos de difusão. Como explicar que uma artista octogenária continue a ser a voz da manhã de uma região tão considerável do mundo?