Últimas

Eucaristia, confinamento e bem comum

A prioridade da Igreja não é defender o seu espaço na sociedade ou reivindicar os seus próprios direitos eventualmente descurados pelas autoridades civis, mas despoletar processos que promovam a “salus” (salvação, saúde) da pessoa humana.

Há esperança para a próxima década

Quando decidimos baixar as armas e des-cobrir os rostos que tapamos com os nossos rótulos, e somos capazes de um encontro autêntico, acabamos por perceber a insensatez dos nossos medos e o ridículo dos nossos juízos precipitados.

Das aparências de bem na política

É importante conhecer bem as propostas de todos os partidos políticos, confrontarmos cada uma dessas propostas com os critérios do Evangelho e da Doutrina da Igreja e não nos deixarmos enganar pelas aparências de bem que espreitam por aí.

Informar, discernir, decidir

Há um ano lançamos a iniciativa “A Política interessa-nos”. Esta semana publicaremos respostas dos partidos sobre temas que consideramos fundamentais. É este o contributo do Ponto SJ para uma reflexão sobre as eleições legislativas.

Paridade para o interior

A distribuição de deputados proporcionalmente ao número de eleitores, segundo o método de Hondt, segue certamente um padrão de justiça formal. Todavia, esta mostra-se insuficiente, por não permitir olhar ao que se passa no terreno.