Últimas

Direitos Humanos em causa com atrasos no SEF

Quando a falta de vagas para atendimento num serviço público significa poder ficar ilegal, perder o trabalho e o acesso a direitos sociais ou ficar impedido de viver com o cônjuge e filhos em Portugal, estão em causa Direitos Fundamentais.

O bom combate

Todos os anos mais de vinte milhões de pessoas são obrigadas a deslocar-se das suas casas devido às alterações climáticas. Estes “refugiados” não tem ainda o seu estatuto reconhecido pelo Direito internacional.

A família é o verdadeiro refúgio

Para muitas famílias refugiadas, separadas pela guerra e perseguições, o reagrupamento familiar é a única forma legal e segura de voltarem a ser Família.

Justiça e paz vs. terror

Quando um ataque terrorista ceifa vidas inocentes e é preciso fazer justiça, coloca-se a questão: que justiça? A justiça da vingança ou a justiça da paz?

Recuperar o sentido de cuidar uns dos outros

“O grande problema da nossa sociedade é que parecemos ter perdido o sentido de cuidar uns dos outros” – afirma Tom Mortier, cidadão belga, cujo caso foi aceite pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

O Muro

Caravanas de migrantes da América central, em marcha há longas semanas, começaram a chegar a Tijuana, na fronteira entre o México e os EUA. Enfrentam agora o “muro” da fronteira. Mas a maior muralha é o medo.

Um povo que não protege os avós não tem futuro

No momento em que o SNS celebra 39 anos, é inquietante ver como, em Portugal, a pobreza ainda pesa, e muito, no efetivo acesso de idosos vulneráveis a cuidados de saúde. Portugal é o país da Europa que menos investe na terceira idade.

Agosto, mês do encontro

Este é o mês das férias por excelência, tempo de descanso e encontro com familiares, amigos e outros destinos. Mas para muitos migrantes estrangeiros, o descanso e o encontro com os seus familiares continuam a ser uma miragem.