O projeto Diários de um Quotidiano, dinamizado pelos Leigos para o Desenvolvimento em conjunto com a comunidade local e o MEF (Movimento de Expressão Fotográfica) na missão da Caparica-Pragal, nasceu em 2018 com o objetivo de valorizar e promover a riqueza multicultural e social do território através de técnicas de fotografia participativa.
Desta forma, num processo que envolveu sempre a comunidade local, foram recolhidas 19 histórias de pessoas que são olhadas como referências e inspiração para a comunidade envolvente. O MEF capacitou e proporcionou à comunidade local as ferramentas necessárias para que toda a recolha de informação e imagens, entrevistas, filmagens e produção dos vídeos fosse realizada pelos próprios elementos.
Todas estas imagens e histórias estão expostas pelos bairros do Monte da Caparica e do Pragal, montando assim um roteiro fotográfico que dá a conhecer o projeto e as histórias de vida de cada um destes “protagonistas”, ligados a diversas temáticas como o desporto, a música ou o empreendedorismo.
Nas duas visitas guiadas a este roteiro fotográfico, os mais de 20 visitantes deixaram-se mergulhar na riqueza multicultural dos costumes e histórias existentes no território. As visitas começaram ambas na Paróquia São Francisco Xavier da Caparica e os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer diversas histórias, sendo a maioria contada pelo próprio protagonista que apresentou o seu percurso.
As visitas terminaram com um almoço no Restaurante da Rosa, um restaurante local onde os visitantes tiveram a oportunidade de provar comidas de origem cabo-verdiana como massa de milho e cachupa.
Foram dias muito marcantes para todos os envolvidos. Por um lado, os protagonistas das histórias e residentes locais dos bairros do Monte da Caparica e do Pragal, tiveram a oportunidade de receber o devido reconhecimento pelas suas histórias de vida, além de expor uma face do território bem diferente das ideias pré-concebidas e da opinião desfavorável que tantas vezes o caracterizam. Por outro lado, os visitantes puderam ter uma experiência de “imersão” na riqueza cultural da comunidade local, mergulhando assim nas suas histórias, costumes e cultura.
“Só para vos agradecer mais uma vez a manhã de hoje. Gostei muito de conhecer o grupo e as histórias da comunidade”, “Ontem foi um dia maravilhoso, obrigada!” e “Vou regressar com a minha família e amigos. Não esperava receber e aprender tanto com esta vinda cá!” foram algumas das mensagens enviadas pelos visitantes da visita ao grupo promotor.
O grupo promotor do percurso interpretativo “Diários de um Quotidiano” informa ainda que a última visita deste ano de 2022 será realizada no dia 01 de dezembro.