Sinto-me em casa

Estas pessoas são muito especiais e cativam-me a cada dia pela sua bondade, pela sua alegria, pela sua humildade e pelo amor que nos dão. Este povo tem muito para dar e muito para nos ensinar.

Esta missão, na Ganda, Angola, tem-me ensinado muito. Tenho aprendido que a missão não tem tanto a ver com o que vamos ensinar, mas sim com o que vamos aprender. Não é o querer entender tudo, mas aceitar de coração leve tudo o que vem. Tenho aprendido a acolher esta missão e a receber cada dia como um dom!

Esta missão tem-me ensinado sobretudo a amar mais a cada dia. Aqui tenho aprendido cada vez mais o que é o amor e tenho-me tornado uma grande perita em gratidão.

Aos poucos vou-me apaixonando por este belo país e por estas pessoas que diariamente cruzam o meu caminho. Estas pessoas são muito especiais e cativam-me a cada dia pela sua bondade, pela sua alegria, pela sua humildade e pelo amor que nos dão. Este povo tem muito para dar e muito para nos ensinar.

As pessoas aqui são felizes e a alegria irradia delas! Elas são de facto muito pobres, mas têm sempre um sorriso ou uma palavra amiga para oferecer. Apesar de todas as dificuldades que enfrentam, estão sempre prontos para nos receber com a maior das alegrias e nos dar o melhor que têm. Este é um povo feliz com uma enorme capacidade para acolher! Têm o dom de saber receber, de oferecer e de acolher! Dão tudo o que têm e estão sempre desejosas de ajudar os outros. As pessoas tratam-se habitualmente por mano, mana, tio, tia, mãe (ou mamã) e pai (ou papá), como se fossem todos uma grande família. Eu também já me começo a sentir parte desta grande família. Este país e estas pessoas já fazem parte de mim e sinto-me em casa.

Esta gente agradece cada coisa, cada momento, cada pessoa, esta gente é muito grata, por tudo! A fé aqui também é vivida de forma diferente. Nota-se que as pessoas vivem cheias do Espírito Santo e transmitem-nos a alegria e o amor de Deus. Aqui tenho-me sentido muito mais próxima de Deus. Sinto a presença D´Ele mais forte do que alguma vez tinha sentido.

O meu coração encontra a sua alegria enquanto serve este belo povo. O meu obrigado é demasiado pequeno para expressar a minha imensa gratidão. Estou muito feliz e acho que serei uma eterna apaixonada por este país e por este povo!

Sofia Alves
Ganda, 2021-2022