Prof. Rogério Roque Amaro visita Benguela

Na agenda estava um novo acompanhamento ao Grupo Comunitário do Bairro da Graça, a realização da formação “Grupos Comunitários" e a apresentação do livro de sua autoria “Manual de práticas e métodos sobre Grupos Comunitários”.

No passado mês de maio o Prof. Rogério Roque Amaro esteve novamente em Benguela, Angola, para dez dias de trabalho. Na sua agenda estava um novo acompanhamento ao Grupo Comunitário do Bairro da Graça, a realização da formação “Grupos Comunitários – definição, objectivos, vantagens e condições de funcionamento”, para os dinamizadores de novos Grupos Comunitários, e a apresentação do livro de sua autoria “Manual de práticas e métodos sobre Grupos Comunitários”.

O acompanhamento ao Grupo Comunitário do Bairro da Graça e a formação proporcionaram uma troca de experiências entre os membros do grupo já criado e os membros dos possíveis novos grupos. Houve ainda tempo para os estreantes conhecerem um pouco o Bairro da Graça, onde puderam visitar e conhecer algum do trabalho do Grupo Comunitário. Nesta formação estiveram presentes 17 formandos, vindos de vários bairros de Benguela, da comuna da Catumbela, Benguela, do município da Ganda, Benguela, e da cidade do Luena, província do Moxico. Sendo o objetivo da formação enquadrar os formandos na lógica de trabalho de grupos comunitários e despertá-los para a Governança Local Partilhada nas suas comunidades.

Já planeada, e acontecendo no decorrer da visita de trabalho do Professor, no salão nobre da Administração Municipal, foi a apresentação de um manual sobre grupos comunitários. Esta apresentação foi divida em três principais momentos: um momento para o autor, o professor Roque Amaro, que falou à plateia dos objetivos do manual; um momento para Martinho Raul Tchiquete, moderador na altura do Grupo Comunitário do Bairro da Graça, que falou da sua experiência com o grupo e a importância deste trabalho na sua comunidade e, por fim, um momento para o Administrador Municipal, Dr. Carlos Guardado, que parabenizou todos os intervenientes do trabalho feito no Bairro da Graça e deixou o alerta para que as outras comunidades despertem para este trabalho em rede.

Todas as atividades desenvolvidas respondem ao projeto “GPS da Governança Local – Gestão, Planeamento e Sustentabilidade – Consolidação e disseminação da experiência do Grupo Comunitário do Bairro da Graça”, financiado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e pela Fundação Misereor.