Melhor dia de missão

Quando Jesus está por perto, há sempre um caminho novo que fazemos que nos ajuda a perceber um bocadinho melhor o sentido de tudo isto.

Hoje tive o melhor dia de missão! Pelo menos até agora!

Cada voluntário dos Leigos para o Desenvolvimento (LD) tem o seu projeto, e o meu é com jovens.

Das atividades que os LD realizam neste território, sem dúvida que o Encontro de Jovens Líderes é das que mais me realiza. Esta atividade consiste numa reunião mensal com jovens do território, onde se tenta potenciar aquilo que têm de melhor, nomeadamente: iniciativa, criatividade, capacidade de mobilização, e acima de tudo, a identidade que têm com o “Monte Kapta”(1).

Deste encontro de jovens resulta a planificação e execução de outras atividades, entre as quais, aquela que fez o meu melhor dia de missão – Goodvibes (nome que ficou decidido durante o Encontro de Jovens Líderes, para intitular a atividade a realizar).

Os jovens quiseram ir a pé até à Costa da Caparica, eu como gosto de exercício e de andar, achei excelente ideia, até que … começaram a dizer que a partida seria às seis da manhã, com alguma resistência ainda se falou das sete. Neste momento, confesso que me assustei, mas não podia dar parte fraca.

O planeamento da atividade foi difícil, mas valeu a pena!
Acabámos por sair às nove e um quarto! Ufa! Erámos sete jovens do Monte, numa caminhada que me ajudou a conhecer novos caminhos, a aprofundar relações, e mais que tudo, a desfrutar de um bom momento! Enquanto caminhava senti verdadeiramente: “Estou em missão”.

Cada um fez aquilo que quis, e todos acompanhávamos o que cada um queria. Se um queria gelado, íamos todos, se um queria música dançávamos todos, se um queria parar e jogar matrecos, jogávamos todos (eu até ganhei um jogo).

Durante a caminhada, ouvimos música, dançámos, cantámos, tirámos fotografias, conversámos. Na praia houve várias dinâmicas que resultaram em boas partilhas sobre a realidade do Monte. Foi tão bom que acabámos por abandonar a ideia de voltar de autocarro e viemos todos a pé novamente.

É verdade, a missão não é fácil, não é mesmo! Mas quando Jesus está por perto, há sempre um caminho novo que fazemos que nos ajuda a perceber um bocadinho melhor o sentido de tudo isto.

Maria Correia
Caparica-Pragal, 2017-2018

 

(1) Expressão que os jovens utilizam para se referirem ao Monte da Caparica.