Desde o início da missão dos Leigos para o Desenvolvimento no Bairro da Boa Morte, em São Tome e Príncipe, que se tem realizado algum trabalho com os comerciantes presentes no território, tendo, mais recentemente, alguns destes integrado o projeto Roteiro da Boa Morte.
Na sequência deste trabalho e no âmbito do projeto “Turismo Cultural” financiado pelo Instituto Camões, foi criada este ano a Marca “Boa Morte”. Esta marca consiste numa estratégia de marketing territorial, que pretende desenvolver os negócios do Bairro da Boa Morte, através da criação de uma identidade gráfica que os representa, permitindo promovê-los conjuntamente. Este trabalho resulta de um processo de cocriação facilitado pela Agência de Comunicação e Imagem TORKE CC. Foi desenvolvido um trabalho de cooperação com os comerciantes que ,através da recolha de histórias e informações e de diversos momentos de reflexão e partilha de ideias, possibilitou a criação da identidade gráfica, tendo sido já produzido algum material que irá divulgar esta Marca junto de entidades, empresas e estabelecimentos locais. .
Após este trabalho conjunto, formou-se uma comissão, constituída por 3 empreendedores locais, para concretizar e gerir o projeto. Esta comissão tem trabalhado para a definição da estrutura e funcionamento do projeto, que pretende envolver cerca de 20 comerciantes do Bairro da Boa Morte.
De acordo com a voluntária no terreno, Mafalda Neves e Castro, tem sido muito proveitoso este trabalho conjunto, acreditando que irá ter um impacto muito positivo em toda a comunidade da Boa Morte. Conta que “a comissão está muito entusiasmada com este projeto, tendo mostrado bastante abertura e vontade para que este se concretize e desenvolva”.
A Marca tem agora como desafios a criação de um manual de normas, a sua apropriação por parte da comunidade, o seu reconhecimento e atrair novos públicos ao Bairro da Boa Morte e à sua oferta turística. Esta implementação participativa deverá ser liderada pelo Grupo Comunitário da Boa Morte e agregar os negócios locais e ofertas culturais presentes na Boa Morte.
Acredita-se ainda que o reconhecimento externo alcançado através deste processo, levará a uma valorização interna, reforçando um sentimento de pertença da comunidade da Boa Morte.