Mais um passo no futuro da formação em Porto Alegre

O Protocolo de Parceria assinado pretende a rentabilização de recursos disponíveis em ambas as instituições, uma melhor adequação da formação realizada às reais necessidades e uma melhor articulação entre formação e emprego.

No dia 24 de novembro foi assinado o Protocolo de Parceria, entre o Centro de Formação Profissional de São Tomé e Príncipe, o Centro de Recursos Educativos e Formativos de Porto Alegre (CREF) e os Leigos para o Desenvolvimento, no âmbito da melhoria da resposta oferecida de competências técnicas a jovens e membros das comunidades de Porto Alegre, Vila Malanza, Ponta Baleia e Ilhéu das Rolas, em São Tomé e Príncipe.

A parceria no âmbito deste protocolo, pretende a rentabilização de recursos disponíveis em ambas as instituições, uma melhor adequação da formação realizada às reais necessidades de Porto Alegre e uma melhor articulação entre formação e emprego.

A assinatura do protocolo realizou-se nas instalações do CREF, em Porto Alegre, destacando-se a participação do Diretor Executivo do Centro de Formação Profissional de São Tomé e Príncipe, o Dr. Carlos Fernandes e da sua equipa, o Coordenador Geral do Centro de Recursos Educativos e Formativos de Porto Alegre, o Professor Vicente Boa Morte, assim como alguns membros das Equipas de Direção e Operações do Centro, e ainda a voluntária no terreno, Virgínia Gabriel, que acompanha o projeto do CREF em representação dos Leigos para o Desenvolvimento.

Foram vários meses de diálogo, em que se procurou sempre com grande entusiasmo entre as partes envolvidas, definir os diferentes compromissos e responsabilidades, desenhando assim esta ponte que liga o Sul do país à oportunidade de acesso à formação profissional.

Este é mais um passo dado, que permite ao CREF cumprir o sonho nascido em 2011, de possibilitar o acesso a diferentes áreas formativas e servir assim a missão do desenvolvimento de jovens e adultos de Porto Alegre.