Luísa, uma mãe que nos inspira!

Hoje, improvisa e vai segurando e dando colo, enquanto cantam juntos à noite antes de se renderem ao descanso, quando comem gelados na noite de sábado ou quando brincam enquanto partilham as tarefas que, inevitavelmente, não faltam em casa.

Luísa do Espírito Fernandes Rita Coelho, é mãe de três, que na verdade são quatro! Luisinho, Letícia, Joy e Tacinho.

Luísa vive e trabalha no Bairro da Boa Morte, onde tem o seu Salão. Foi neste bairro, em S. Tomé e Príncipe, que foi criada pela sua mãe, Maria Antónia, e pela sua irmã mais velha, Julieta. Dois bons exemplos, que ainda hoje traz consigo, que a ajudam na sua relação com o Martinho (seu marido e pai de seus filhos) e a ser melhor mãe para os quatro filhos, que com ela contam. O Salão não só ajuda no sustento como é local de encontro e descanso para os seus filhos, para a sua família. É aqui que Letícia trança cabelo a quem chega, o Joy e o Tacinho vêem filmes e conversam, o Luisinho toca guitarra (e acompanha quem quiser cantar com ele), ocasionalmente transforma-se inclusive numa sala de estudo! É local onde acontece magia. Acompanhada, tem procurado educar, proteger, sustentar e encaminhar estes filhos que Deus lhes confiou.

A sua prioridade é ajudá-los a descobrir o caminho de Deus. Criá-los na fé que os une, procurando assim “que a coisa ande melhor, mais fácil, em maior harmonia e concórdia” diz-nos. Quer como mãe, ser exemplo que os inspire a ser pessoas de valor, com bons trabalhos, famílias estruturadas, respeitadores daqueles que os rodeiam.

Consegue rir ao olhar para trás e relembrar os tempos em que “dormia à vontade”. Ri também ao pensar como se reorganizaram as suas prioridades ao ser-lhe confiada esta missão. Ao mesmo tempo, o que lhe deixa verdadeira saudade é o tempo em que estas crianças, agora jovens adolescentes, cabiam no seu colo, nos seus braços. Hoje, improvisa e vai segurando e dando colo, enquanto cantam juntos à noite antes de se renderem ao descanso, quando comem gelados na noite de sábado ou quando brincam enquanto partilham as tarefas que, inevitavelmente, não faltam em casa.

Luísa não tem medo de partilhar que o entendimento nem sempre é fácil. Sente que dá a vida por estes que são os seus. Por eles passou por tanto. E por isso, é descrita pelos seus filhos como uma mãe “amorosa, conselheira, educadora e ajudadora”.

Atreve-se a comparar o amor de Mãe ao amor de Deus! Atrevemo-nos a acreditar com ela.