Intercâmbio entre Grupos Comunitários de São Tomé e Príncipe

No passado dia 1 de maio, decorreu no Centro Cultural Comunitário de Porto Alegre, um intercâmbio entre o Grupo Comunitário da Boa Morte e o Grupo Comunitário de Porto Alegre, que os Leigos para o Desenvolvimento acompanham em São Tomé.

Enquadrado na visita do Professor Roque Amaro às duas missões dos LD na ilha de São Tomé, no Bairro da Boa Morte e na Roça de Porto Alegre, decorreu o intercâmbio entre os Grupos Comunitários acompanhados pelos voluntários no terreno.

O projeto do Grupo Comunitário é nestes locais o projeto âncora da missão, ou seja, o projeto que acompanhou o início do trabalho da organização nestas comunidades. O Grupo Comunitário reúne as forças vivas locais, desde associações e grupos culturais, igrejas, agentes de educação e saúde, órgãos do poder local, entre outros, sendo um espaço de partilha de experiências e recursos, identificação e resolução de problemas da comunidade.

O intercâmbio decorreu no Centro Comunitário Cultural de Porto Alegre e contou com uma partilha do que tem sido o trabalho destes dois grupos, que começaram o seu trabalho há cerca de 10 anos. Começou com um momento de apresentação dos membros presentes e dos respetivos grupos, seguido de um momento de trabalho de grupo onde partilharam as principais conquistas e as principais limitações que identificavam no grupo do qual fazem parte. A sessão terminou com uma apresentação de um resumo das conclusões obtidas nos grupos de trabalho.

grupo comunitário, encontro, porto alegre, comunidade
grupo comunitário, encontro, porto alegre, comunidade

O Grupo Comunitário de Porto Alegre destacou como conquistas a construção do CREF (Centro de Recursos Educativos e Formativos) e a criação da marca Porto Alegre – Leva-te lá. Já o Grupo Comunitário da Boa Morte destacou como conquistas a criação do projeto Bairro Limpo e do projeto do Roteiro da Boa Morte. Como principais limitações de ambos os grupos foi destacada a frequente baixa participação nas reuniões de plenário e a dificuldade de acesso a recursos para dar resposta a todos os problemas identificados pela população.

Este intercâmbio com partilha de experiências deu motivação a ambos os grupos para continuarem o seu trabalho em prol do bem da comunidade local, procurando sempre que possível ir respondendo aos problemas levados a plenário, para ajudar no desenvolvimento destas zonas.

O encontro terminou com a entrega de diplomas a todos os participantes e um almoço convívio.

grupo comunitário, encontro, porto alegre, comunidade