A atividade promovida pelo Grupo Comunitário do Alto Catumbela (GCAC) é resultado de uma iniciativa da equipa de trabalho para o saneamento básico, que desde há muito tempo, refere o lixo nas praças como um dos grandes problemas existentes na povoação do Alto Catumbela.
A iniciativa teve início pelas 15h30 e terminou por volta das 17h00. Estiveram presentes algumas das entidades do Grupo Comunitário, num total de 28 participantes, e cada pessoa trouxe o seu material de casa, como vassoura, pá, balde ou garfo.
A atividade consistiu na recolha do lixo no terreno próximo da praça, nomeadamente plásticos, e posteriormente a sua queimada.
Desta forma, o GCAC procurou sensibilizar não só as vendedoras que estão habitualmente na praça, mas toda comunidade do Alto Catumbela para a problemática do lixo.
Com esta iniciativa espera-se uma maior consciencialização das pessoas para este problema que a todos prejudica. De salientar o apoio prestado pela a Administração Comunal da Babaera, que cedeu alguns materiais para a recolha do lixo, bem como as mamãs da PROMAICA (Promoção da Mulher Angolana na Igreja Católica) que alegremente se juntaram e colaboraram nesta iniciativa.