Dia 23 de novembro de 2024 ficará marcado na história da Comunidade de Praia Melão e dos Leigos para o Desenvolvimento, como a data de criação do Grupo Comunitário de Praia Melão (GCPM).
Neste dia teve lugar a primeira reunião do GCPM, que pretende ser um ponto de encontro das várias entidades que existem, servem ou trabalham em Praia Melão, em São Tomé e Príncipe, com o objetivo comum de se envolverem e trabalharem em conjunto para um maior bem-estar e bem viver da comunidade. Este grupo, assentará, assim, na participação da comunidade e na parceria das várias entidades, com vista a uma ação conjunta, que passa, quer pela sinalização e diagnóstico de problemas e potencialidades, quer pela construção e/ou reivindicação de respostas. Deste modo, em conjunto com as atividades de diagnóstico que os LD têm vindo fazer em Praia Melão, o GCPM será o ponto de partida para o trabalho a realizar nesta e com esta comunidade.
A primeira reunião aconteceu no Kitembú Digital de Praia Melão (um espaço criado para disponibilizar acesso à internet e formações de informática) e contou já com a participação de 19 pessoas, representantes de 14 entidades. Entre elas, o posto da Polícia Distrital, uma Escola básica, um Jardim de infância, outras ONG que trabalham neste território, grupos informais e associativos da comunidade e igrejas.
Foi com grande alegria que este grupo se sentiu a dar o primeiro passo na criação de um grupo unido, onde todos terão a mesma voz, e que será movido pela vontade de “ver o desenvolvimento da terra”, “deixar a sua casa e ir ao encontro do próximo” e “servir sem esperar recompensa própria”, conforme foi sendo partilhado pelos participantes. Houve espaço para apresentação das pessoas e entidades, explicação dos objetivos gerais de um Grupo Comunitário e ajuste das próximas dinâmicas de funcionamento do grupo.
Agora, o Grupo Comunitário continuará a reunir mensalmente com o objetivo de, nos próximos meses, realizar um diagnóstico de problemas de Praia Melão e identificar as prioridades onde quer atuar.
Seguem juntos, porque acreditam que o desenvolvimento é o envolvimento de todos!