“Foi uma dádiva de parte a parte”

A aprendizagem foi muito mais além de como se faz sabão: foi uma verdadeira lição de empreendedorismo, superação e descomplicação de vida inspiradora, transmitida pela formadora e proprietária da saboaria.

O Grupo de Mulheres da missão da Caparica Pragal teve a primeira “Oficina de Sabão” no passado mês de setembro. Este workshop realizou-se na saboaria Amor e Compaixão – Terapias, Produtos Naturais e Artesanais, em Alfornelos.

A participação nesta oficina teve como objetivo mobilizar e proporcionar a estas mulheres, de acordo com os seus interesses, a possível criação de negócios sustentáveis.

A aprendizagem foi muito mais além de como se faz sabão: foi uma verdadeira lição de empreendedorismo, superação e descomplicação de vida. O historial de saúde de Helena Jorge, proprietária e formadora da saboaria, tinha tudo para que visse a vida com cores mais cinzentas, mas o que transmitiu foi exatamente o contrário: um arco íris de vida ativa e de um bom humor sem limites.

Depois de abordadas as regras de segurança, os ingredientes necessários e todo o processo de fabrico artesanal, pôs-se mãos à obra numa tarde de verdadeira partilha. “Foi uma dádiva de parte a parte”, disse uma das participantes.

No final do workshop, o entusiasmo foi tanto que ficou de imediato marcada a primeira produção.

E não tardou para que duas das participantes do workshop se juntassem para dar início a um novo projeto nas suas vidas: fabrico de sabões de limpeza artesanais.

No dia da primeira produção, na casa de uma das participantes, aos ingredientes previamente recolhidos, juntou-se um brilhozinho nos olhos, tanta que era a vontade de dar continuidade ao que tinham aprendido. Isto traduziu-se em cerca de 50 sabões de limpeza artesanais e 2 detergentes multiusos, em 3 horas de trabalho.

Ainda há um longo caminho a percorrer, onde a resiliência e a determinação não podem ficar para trás, porque a vontade é de caminhar.

No final da tarde, a cumplicidade era espelhada no “estamos juntas” com que se despediram.

Este é um projeto cofinanciado pelo FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, gerido pelo Alto Comissariado para as Migrações – ACM, I.P.