Finalmente temos a cobertura no sítio, podemos mudar para o novo espaço.
A obra do Espaço Criança ainda não está totalmente concluída, falta a instalação elétrica, arranjar um guarda para maior segurança e assim se colocarem as janelas e portas, mas o novo espaço já oferece melhores condições do que o antigo espaço e só isso já é uma grande vitória! Podermos oferecer às nossas crianças um espaço mais digno para a prática das atividades no Espaço Criança.
Foi um longo e bonito caminho, de muito esforço e dedicação por todos os voluntários que passaram, mais recentemente, da Carina que teve a coragem de arrancar com este projeto para a frente e do Gonçalo que me deixou a obra praticamente concluída. Desde legalizar o espaço onde iria nascer a obra, arranjar e angariar os materiais necessários e conseguir manter uma equipa de trabalhadores diariamente… Como dizem aqui os mestres quando o trabalho é duro, “foi porrada!”.
A fase da construção está a terminar mas começamos agora outra fase, tão ou mais difícil, que é conseguir gerir, cuidar e manter este novo espaço. Já temos uma direção bastante sensibilizada para esta questão e nas reuniões mensais já temos pensado em formas de rentabilizar o novo espaço, seja através do aumento de nº de crianças, pois agora temos 3 espaçosas salas, mas o que implica também um maior nº de monitores, seja alugar uma sala para festas ou alugar uma sala à escola 1239, pois muitas crianças desta escola ainda têm aulas debaixo das árvores…
O desafio é grande, mas agora que vejo este novo espaço quase terminado, só temos de acreditar que vai ser superado, pois com a ajuda de todos também foi possível levantar esta obra, e em nome do Espaço Criança e dos Leigos para o Desenvolvimento, um muito obrigado a todos! Agora com o Grupo Comunitário do Bairro da Graça bastante “crescido” e com uma direção do Espaço Criança bastante empenhada, este projeto tem tudo para crescer e superar as dificuldades.
Miguel Santinho
Benguela, 2018-2019