Feira Comunitária dinamizada pelo Grupo Comunitário da Caparica-Pragal

No passado sábado, 3 de junho, o Grupo Comunitário da Caparica-Pragal organizou no Parque Filipa D’Água uma Feira Comunitária aberta a todos os negócios informais da comunidade.

Na reunião de plenário do Grupo Comunitário da Caparica-Pragal, ocorrida em fevereiro de 2023, foi sugerida e proposta a realização de um evento comunitário que consistiria numa feira comunitária, onde diferentes pessoas da comunidade pudessem vender os diversos tipos de artigos que produzem informalmente (produtos hortícolas, artesanato, alimentos, pastéis e doces tradicionais, etc…). O objetivo é que este fosse um momento de coesão e fortalecimento da comunidade local da Caparica-Pragal, proporcionando também uma pequena fonte de rendimento a alguns pequenos negócios locais.

Desta forma, no passado sábado dia 3 de junho, realizou-se uma Feira Comunitária no Parque Filipa D’Água na Caparica, que contou com a participação de 25 vendedores locais, tendo estado envolvidas, nos diversos momentos do evento, mais de 200 pessoas. A Feira Comunitária reuniu uma vasta diversidade cultural de produtos, que correspondeu de forma bem real à imensa riqueza cultural e social existente na Caparica-Pragal. Foram vendidos os mais diversos produtos desde artesanato (têxtil, artesanato, bijuteria, decoração, produtos transformados em oficinas de reciclagem) a livros (escritos por autoras locais) e alimentação (pastéis, doces, bebidas e pratos típicos de vários países).

feira, feira comunitária, grupo comunitário, caparica, pragal, missão, voluntariado,

Ao longo do dia houveram vários momentos de animação e descontração, que serviram também para promover alguns dos talentos e projetos locais. A manhã começou com uma demonstração/aula experimental de capoeira realizada pelo Grupo Capoeira Malembé, tendo terminado com uma dinâmica teatral promovida pela Associação Almada Mundo e destinada aos mais novos. Da parte da tarde o ECOA – Oficina Criativa e Comunitária de Almada – promoveu um workshop de transformação de t-shirts velhas em sacos. O dia terminou com uma Hora do Conto dinamizada pela Biblioteca Maria Lamas e uma demonstração de Jiu-Jitsu promovida pela Academia 2Brothers. O Agrupamento dos Escuteiros 802 Pragal também participou no evento, dinamizando, ao longo do dia, os mais diversos jogos tradicionais.

feira, feira comunitária, caparica, pragal, desporto, jiu jitsu

No decorrer da Feira, foi pintado de branco um muro do parque que estava vandalizado, marcando assim a realização do evento e tornando o espaço um pouco mais agradável e vistoso. Esta pintura foi realizada por membros da comunidade local de modo que este lhes seja um “espaço querido”, cuidando e protegendo assim o mesmo. Posteriormente será realizado algum desenho ou pintura colorida por artistas do bairro, promovendo assim o talento local.

feira, feira comunitária, desenvolvimento comunitário, grupo comunitário, caparica, pragal, voluntariado, missão

A realização da Feira Comunitária foi considerada um sucesso, tendo sido manifestado, por vários elementos da comunidade local, o desejo de ver concretizadas mais iniciativas deste tipo. O Grupo Comunitário da Caparica-Pragal tem o intuito de replicar esta Feira Comunitária em outros outros sítios, de forma a abranger todos os bairros e, dar assim um sentimento de unidade aos diferentes bairros.

O Grupo Comunitário da Caparica-Pragal foi criado em 2018, pretendendo abranger todo o território contemplado pelos bairros sociais da Caparica e Pragal. Este é um grupo informal que reúne moradores, instituições e atores locais chave do território, com o objetivo de melhorar positivamente a zona na qual está inserido, sempre num trabalho constante e próximo com a comunidade local envolvente.

Atualmente o Grupo Comunitário da Caparica-Pragal é constituído por cerca de 50 membros (entre moradores e entidades), contando com a presença regular e parceria das seguintes instituições: Câmara Municipal de Almada, Junta da União de Freguesias da Caparica e Trafaria; Junta da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas; Santa Casa da Misericórdia de Almada; Centro Social e Paroquial do Cristo Rei; AMI – Centro Porta Amiga de Almada; Associação Almada Mundo, Leigos para o Desenvolvimento; Biblioteca Municipal Maria Lamas, Instituto Piaget; Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina, entre outras.