Há histórias verdadeiramente inspiradoras no Monte Kapta, na missão da Caparica-Pragal.
Assim, sem demorar muito tempo conseguiria enumerar uma série delas. Mas, hoje é da história da Natália que vos falo. Mulher de uma garra inquebrável, em que a expressão “o sonho comanda a vida” lhe assenta que nem uma luva.
Faz parte do Grupo de Mulheres desde o primeiro dia e foi a caminho de uma oficina de sabão artesanal que a conheci. Uma viagem de comboio e uns breves minutos de conversa foram suficientes para perceber que ia ter muito para aprender com esta mulher!
A propósito do que ainda deseja fazer dizia: “não importa de onde vimos, qual a nossa idade ou raça, importante é não desistirmos daquilo que queremos” e determinada, Natália decidiu, no ano passado, voltar a estudar para concluir o 9º ano.
Ler o seu portefólio reflexivo de aprendizagem é ler uma história dura, mas de fé e superação; é ler uma história de amor digna de filme e lenços de papel; é ler sobre uma mulher generosa que nada faz para chamar as atenções para si e que se limita a prestar atenção às necessidades quotidianas do outro.
A menina que aos 13 anos teve de deixar de estudar para ajudar a família e que trabalhou como servente de pedreiro, vendedora ambulante e aguadeira, trabalha hoje numa instituição com crianças e jovens em risco onde desempenha funções de auxiliar de serviços gerais, com toda a dedicação e humildade com que também pauta outros aspetos da sua vida. Mas não se fica por aqui. Em grande parte das suas folgas, ainda, trabalha na casa de uma senhora idosa, que não quer outra pessoa a não ser a Natália, porque só ela sabe “ouvir com o coração”.
Nunca ouvi a Natália queixar-se de cansaço, pelo contrário, vejo-a sempre com um brilhozinho nos olhos e uma extraordinária força de vontade que me inspira nesta missão.
Este levar a vida com uma esperança que não se esgota, com um amor genuíno pelos outros, ensina-me a querer ser melhor a cada dia. E a minha mochila enche-se mais ainda destas dádivas tão maravilhosas. Que grata sou por estar rodeada de mulheres extraordinárias!
Rosa Teixeira
Caparica-Pragal, 2019-2020