Nilton, Aragão e Jedinho, três dos mediadores culturais¹ do Percurso Interpretativo “Histórias ao Sul”, receberam no passado dia 25 de fevereiro os representantes da Direção Geral do Turismo e Hotelaria de São Tomé e Príncipe, que se deslocaram até ao sul da ilha para conhecerem este projeto acompanhado pelos Leigos para o Desenvolvimento.
O Percurso Interpretativo “Histórias ao Sul” é um projeto colaborativo que pretende dar a conhecer aos visitantes a cultura santomense, os seus costumes e tradições, através de um conjunto de fotografias espalhadas pelas comunidades de Ponta Baleia, Vila Malanza e Porto Alegre.
As 26 fotografias que compõem o percurso surgem associadas às histórias dos seus protagonistas, tendo sido a fotografia usada como forma de expressão das populações para sensibilizar e promover, junto da comunidade, um conjunto de mensagens promotoras de desenvolvimento e de conservação das tradições, costumes e saberes.
Ao longo deste percurso é possível usufruir de uma experiência única para quem visita e para quem é visitado, sendo possível entrar no quotidiano destas comunidade, encontrar quem as habita, reconhecendo o que são, o que fazem e o que sonham.
Com esta visita foi não só possível a Direção Geral do Turismo e Hotelaria de São Tomé e Príncipe conhecer este projeto comunitário, mas também aperfeiçoar esta oferta turística de forma a oferecer aos turistas uma experiência única.
Este projeto foi desenvolvido com o Grupo Comunitário de Porto Alegre, em parceria com o MEF – Movimento de Expressão Fotográfica e com o financiamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSS) do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.
¹ Guias locais que fazem a visita ao Percurso Interpretativo