Da resistência à entrega confiada

As dificuldades, as lutas e até os momentos de dúvida e de resistência fazem parte do caminho. No entanto, vou aprendendo que é na entrega e confiança que a vida vai ganhando verdadeiro sentido.

Ao longo do ano de missão vivemos muitos encontros e conhecemos pessoas fantásticas que nos inspiram pela sua forma de viver. Este ano, ao acompanhar o projeto “Diários de um Quotidiano”, que nos conta histórias de vida tão diferentes e tão ricas, tenho a oportunidade de conhecer de perto estas pessoas, com as suas histórias de vida inspiradoras, que são exemplo de tantas outras que tenho testemunhado na missão da Caparica-Pragal.

Uma história inspiradora não é ausente de momentos difíceis, de medos ou de inseguranças. As dificuldades, as lutas e até os momentos de dúvida e de resistência fazem parte do caminho. No entanto, vou aprendendo que é na entrega e confiança que a vida vai ganhando verdadeiro sentido.

Estas vidas de entrega confiada enchem-me de espanto e alegria. Recordo com carinho as palavras da Filomena, que já em tempo de pandemia decidiu abrir um atelier de costura, aqui no Monte da Caparica e que com fé me dizia “Deus ajuda”. Através da Natália e do Fernando que, com a mesma confiança em Deus, arriscaram na abertura do seu restaurante na Cova da Piedade, ou da Maria que com palavras sábias me dizia “confia, vai correr tudo bem!”.

Este ano, nos encontros do Grupo das Mulheres, tenho a sorte de receber o testemunho de tantas vidas de entrega a Deus e aos outros. Deixo-me inspirar pela simplicidade e generosidade destas mulheres, que me ensinam a cada partilha que há momentos em que encontramos dificuldades e em que a fragilidade e o medo surgem, mas que a força do amor é sempre maior e que da nossa parte devemos ter a coragem de lutar, mas sobretudo de entregar e confiar.

Da minha parte, nem sempre tem sido fácil viver a missão com este espírito e, por vezes, os medos ou a insegurança são mais fortes, mas “Deus está” e “confio, que vai correr tudo bem!”. Agradeço este tempo de continuar a desconstruir as resistências e de construir, pouco a pouco, um caminho de mais amor e confiança, enquanto me deixo tocar por todas estas vidas.

Sara Teixeira
Caparica-Pragal, 2020-2021
São Tomé e Príncipe, 2015-2016