Começar a construir Comunidade.

A FEP (Formação Específica de Projetos) é a primeira semana em que os voluntários que partem para o mesmo destino têm a oportunidade de viver juntos, ainda em Portugal, e onde aprendem mais sobre os projetos em que vão trabalhar e a realida

“É marca distintiva dos Leigos para o Desenvolvimento (LD) o serem enviados em comunidade”.
Das primeiras certezas que nos dão é que não vamos sozinhos, e não é “só” com a companhia de Jesus, que ainda assim, é O nosso primeiro motor.

Para São Tomé e Príncipe vamos uma comunidade de sete voluntários LDs, 4 para a Roça de Porto Alegre e 3 para a cidade de São Tomé.

A FEP (Formação Específica de Projetos) é a primeira semana em que os voluntários que partem para o mesmo destino têm a oportunidade de viver juntos, ainda em Portugal, e onde aprendem mais sobre os projetos em que vão trabalhar e a realidade que os espera.

Esta primeira semana, foi uma semana fisicamente exigente. Muita informação condensada, muito tempo sentados a ouvir, sempre preocupados para não nos atrasarmos com as horas das refeições… mas muita muita (já disse muita?) coisa boa.

Aquando da nossa primeira reunião comunitária tínhamos inclusive pensado em organizar serões lúdicos, mas a verdade é que chegados à hora o nível das baterias já se encontrava demasiado na reserva – não sendo por essa falta de momentos mais organizados que nos deixámos de rir e partilhar a boa-disposição.

Comunitariamente foi uma semana em que começámos um processo de descoberta… ainda se viu imenso “respeito” pelos hábitos uns dos outros e vontade de não chocar, fruto desta genuína vontade de querermos cuidar uns dos outros. Mas foi claramente um processo de conhecimento das diferentes dinâmicas de cada um… a certa altura conversava-se que há facetas que naturalmente não foram sendo reveladas ao longo do ano de formação, e que agora começam a “sair”. É natural que assim seja, e divertido também.

De realçar as visitas para jantar que recebemos e a tarde comunitária onde tivemos a oportunidade de calcorrear toda a Mouraria e descobrir a sua diversidade, arte e encantos.

Em suma, a FEP foi um bom prenúncio do quão bom poderá vir a ser este ano. Não será fácil. Terá muitas coisas irritantes. Mas há o foco em Deus. Certamente que a comunidade vai ter um papel preponderante em ajudar a manter este foco no Essencial. E que assim seja.

Diogo Pimentel
Voluntário LD