Entre os dias 29 de junho e 15 de julho realizou-se o Ciclo de Mostras dos vídeos “Diários de um Quotidiano”, na Biblioteca Municipal Maria Lamas no Monte de Caparica, onde houve a oportunidade de ver as 19 Histórias de Vida que compõem este projeto e colocou-se à conversa os protagonistas e a comunidade.
Este evento permitiu mostrar aos protagonistas, às equipas técnicas e à comunidade, o trabalho de recolha e edição de vídeos, que decorreu entre outubro de 2018 e setembro de 2020, no âmbito do projeto “Diários de um Quotidiano”, desenvolvido em parceria com o MEF – Movimento de Expressão Fotográfica. A recolha de Histórias de Vida foi registado através de um processo de fotografia participativa e da produção de vídeos. Estas histórias inspiradoras foram escolhidas e recolhidas por pessoas da comunidade e são sobre conquistas, superação e sentido de pertença.
Raízes e origens, desporto, juventude, cidadania, empreendedorismo e música foram os temas que deram mote às 6 sessões, que contaram com a mostra de 3 vídeos em cada, seguida de um tempo de conversa entre todos os participantes, mediadas pelo jovem Hélder Varela. Este manifestou o seu gosto em fazer parte deste evento e a importância do mesmo, referindo que “a comunidade quer mais”.
Natália Semedo, como muitos dos protagonistas, partilhou a sua emoção ao ver os vídeos, expressando “fiquei sem conseguir dizer nada”, quando surpresa com o resultado das filmagens.
No decorrer do ciclo foi evidente o reforço do sentido comunitário e a força das Histórias de Vida, enquanto voz da comunidade do Monte de Caparica e Pragal. “Sinto-me com maior responsabilidade para com a comunidade” partilharam os protagonistas na sessão de empreendedorismo.
Em todas as noites viveu-se um clima de proximidade nas conversas e entusiasmo. A última sessão acabou em grande, em ambiente de alegria assistiu-se a um mini concerto pelas vozes da Paula Lucas e José Monteiro, dois dos protagonistas.
Este ciclo foi uma excelente ocasião para dar a conhecer a riqueza da vida quotidiana desta comunidade, que pode também ser visto na exposição das histórias em fotografia ao longo das ruas dos diferentes bairros do Monte Caparica e Pragal.