Cheguei a Angola!

Angola é um país fascinante,que é difícil descrever. As suas paisagens demonstram como a Natureza nos surpreende. São tão inspiradoras que nos permite recuperar as forças para a nossa missão,como é um elo de ligação a Deus para caminharmos.

Nem acredito… Estou em África!

Aceitei o desafio de Jesus em partir… E aqui estou!

Viver em missão é desprender, dar, amar, partilhar e a viver de forma modesta de modo a aproximar do próximo (Vida em Missão, nº 52 e 53 – documento dos Leigos para o Desenvolvimento que dá orientações e critérios para a vida diária).

É verdade… Aceitei nadar contra a corrente (como diz Florentino Ulibari, Compartir, II, 11-12) … É arriscado? É! Adaptarmos-nos a uma realidade diferente exige-nos uma mudança pessoal e das nossas rotinas. Mas esta mudança ajuda-nos a dar mais valor à vida e ao próximo.

Angola é um país fascinante, que é difícil descrever. As suas paisagens demonstram como a Natureza nos surpreende. São tão inspiradoras que nos permite recuperar as forças para a nossa missão, como é um elo de ligação a Deus para caminharmos juntos.

O povo angolano com a sua simplicidade é tão alegre, dão muito valor às suas tradições, à sua família e é um povo muito acolhedor. Conheci imensa gente e com elas me sinto integrado por cá. Obrigado a todos…

Estou no Alto Catumbela (perto da Ganda, no interior da Província de Benguela) a iniciar uma nova missão dos Leigos para o Desenvolvimento. Esta comunidade é enorme, é composta por cerca de 20 bairros que se formaram em redor da antiga Fábrica de Celulose. Com o decorrer da história o Alto foi perdendo o seu brilho, mas todos juntos, em Comunidade, vamos conseguir mudar um pouco esta terra que tem muito para dar.

A comunidade do Alto Catumbela e seus arredores vivem do que a terra lhes dá e é tão grande a confiança ao Pai que nas eucaristias pedem a bênção das sementes para dar bons frutos, como também oferecem parte das suas colheitas em ação de graças. Como dão tanto valor ao alimento, que de facto é uma bênção tê-los, é a vida representada.

A fé da comunidade é tão grande. É de uma dedicação a Deus que fazem-no com alegria, amor e união.

São pequenos sinais que nos permitem dar esperança de um mundo melhor e que preenchem o nosso coração.

Um abraço de todos do Alto Catumbela.

Emanuel Lopes
Ganda, 2019-2020