8 Meses de inspiração

Sim, porque os atores principais dos projetos são as pessoas que se entregam, com toda a vontade, e querem aprender e fazer mais, pelas suas vidas e das suas famílias!

“Que me queres, Maria?”
Quando vou a caminhar vem-me frequentemente este pensamento, esta pergunta… e ao mesmo tempo recordo-me sempre do “sim” de Maria, com toda a confiança, e também eu gostaria de conseguir dar esse “sim”, confiante de que tudo irá correr bem. Recordo-me também do sim que dei para vir em missão, e sinto-me muito grata por ter dado esse passo com Deus.

Em missão em Porto Alegre, São Tomé, sinto-me a dar pequenos sins todos os dias. São passos pequenos, sempre acompanhados pela minha comunidade LD, mas também com as pessoas que fazem acontecer os projetos. Sim, porque os atores principais dos projetos são as pessoas que se entregam, com toda a vontade, e querem aprender e fazer mais, pelas suas vidas e das suas famílias!

Hoje gostava de partilhar convosco que a minha vida nestes últimos quase 8 meses tem sido uma aprendizagem! Já perdi a conta às coisas que as pessoas das comunidades me ensinaram, mas achei curioso que todas elas me digam algo semelhante, que todos fazem muitas coisas! E espanta-me como é que estas pessoas de quem me estou a lembrar ao escrever isto, que mesmo tão atarefadas, conseguem arranjar espaço para estarem tão envolvidas! Que grande exemplo são para mim!

Vou falar-vos da Gabi! A Gabi é uma das pessoas que pertence ao grupo de Mulheres de Porto Alegre “Trabá Só Cá Dá Tê” (que significa, Só quem trabalha tem), nomeadamente ao Grupo de Sabão “Aromas do Sul”. Para além de produzir sabão e sabonetes artesanais, ela ainda realiza todo o processo de produção de farinha de mandioca, trabalha no Gimi (1), no seu campo, é lavadeira, e ainda é mãe! A Gabi está sempre disposta a colaborar, quer muito aprender novas coisas, e orgulha-se de conseguir fazer isto tudo!

São estas histórias que inspiram… são motoqueiros, pescadores, vinhateiros, lavadeiras, cascam côco, fazem açucarinha (2), trabalham no lote, são palaiês (3), são surfistas, fazem sabão, são costureiros, são pais, são mães, são alegres e fortes!

Sim, sim, sim! Estes sins todos a que respondem são entrega e dedicação!

Susana Val
S. Tomé e Príncipe, 2018-2019

(1) Trabalho que consiste em capinar ao longo da estrada.
(2)Doce santomense feito à base de açúcar e côco.
(3) Nome dado às mulheres que secam e salgam o peixe.