1º Evento do Grupo Comunitário do Alto Catumbela

O evento contou com a participação de 12 entidades e 19 participantes, numa tarde de convívio, onde os presentes puderam ficar a conhecer melhor a história do Grupo Comunitário do Alto Catumbela e estreitar laços.

No passado dia 27 de abril decorreu no Liceu 12 de Março pelas 15 horas o 1º evento informal do Grupo Comunitário do Alto Catumbela.

O evento contou com a participação de 12 entidades e 19 participantes no seu total, numa tarde bastante agradável de convívio, onde os presentes puderam ficar a conhecer melhor a história do Grupo Comunitário do Alto Catumbela, criado em 2019, e que integra representantes de entidades e grupos informais locais. O objetivo do grupo é encontrar em conjunto soluções para os problemas do território e implementar iniciativas junto da comunidade local.

Foi ainda apresentada a lista de entidades que compõem o Grupo Comunitário do Alto Catumbela e apresentada uma possível data para a 1ª Assembleia Comunitária, que se realizará em junho de 2023.

Antes de se dar início ao momento mais informal de “comes e bebes”, fez-se um balanço do trabalho realizado pelo Grupo Comunitário até à data.

Após o momento de convívio e confraternização, o Grupo Teatral Ombembwa apresentou a sua primeira peça de teatro comunitário que tem como fim a sensibilização para o lixo existente nas cacimbas¹. Esta peça surgiu de uma necessidade identificada pelo Grupo Comunitário, que na priorização das necessidades urgentes do bairro concluíram que tinham de estar as cacimbas, pelos problemas de saúde que trazem para toda a comunidade. Foi muito importante esta apresentação para os elementos que integram este grupo, que veem assim o seu trabalho a dar frutos em prol da comunidade.

grupo comunitário, teatro comunitário, saneamento, água limpa, cacimbas, angola, alto catumbela, ganda

Foram muitas horas de convívio, de estreitamento de laços e de aprofundamento de relações entre os participantes.

Cada entidade teve ainda direito a receber um caderno e uma caneta gentilmente oferecidos pela empresa Estrela da Floresta (entidade pertencente ao Grupo Comunitário), que se mostrou disponível para apoiar o evento em causa.

O evento terminou com o Sr. Kakongo a contar um conto africano sobre a importância de ser e viver em comunidade.

Angola, Ganda, Alto Catumbela, Grupo Comunitário, Desenvolvimento Comunitário, Leigos para o Desenvolvimento

¹ poços cavados a céu aberto.