Jesuítas tomam posse na Igreja da Encarnação

Três párocos "in solidum" assumiram esta manhã a paróquia situada no Chiado, respondendo ao convite do Patriarca de Lisboa de trazer uma presença inaciana a esta zona da cidade.

Os três novos párocos da Paróquia da Encarnação, confiada a partir de agora ao cuidado pastoral da Companhia de Jesus, tomaram esta manhã posse numa celebração que contou com a presença do bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes e do provincial dos Jesuítas, P. José Frazão Correia, sj. Perante uma assembleia composta por paroquianos, amigos, e companheiros sacerdotes, o P. Vasco Pinto de Magalhães, sj, o P. João Norton de Matos, sj e o P. Francisco Sassetti da Mota, sj assumiram funções como párocos “in solidum”, prometendo colaborar com a diocese e servir os fiéis que agora lhe foram confiados.

Recordando o pedido feito pelo Patriarca de Lisboa à Companhia de Jesus, de trazer uma presença inaciana a esta zona da cidade, o P. Vasco Pinto de Magalhães, moderador da paróquia, sublinhou as características desta ação nos dias de hoje: “o serviço da fé, a promoção da justiça e o diálogo inter-cultural”. Nas palavras que dirigiu aos fiéis no final da eucaristia, o jesuíta citou ainda três palavras: agradecer, encarnação e serviço, expressando o seu “agradecimento comovido” ao seu antecessor como pároco, o P. João Seabra, por ter aberto todas as portas e colaborado com alegria nesta fase de transição.

A celebração teve início com a leitura da carta de nomeação do Patriarca de Lisboa que no dia 16 de julho confiou a paróquia aos cuidados pastorais da Companhia de Jesus. Através destas palavras, D. Manuel Clemente pediu aos três novos párocos que centrem a sua missão pastoral em três eixos: Ensinar, Santificar e Governar. Nesta missiva, o Patriarca pediu ainda aos jesuítas que promovam o progresso da vida cristã dos seus paroquianos, “manifestando especial predileção pelos pobres e doentes”, e que se empenhem de modo particular na “defesa da dignidade do matrimónio e da família”. Outro pedido especial feito pelo bispo foi para que os novos párocos se mantenham “unidos aos outros sacerdotes” e se sintam “responsáveis por toda a diocese”.

Tomada%20de%20posse%20dos%20p%C3%A1rocos%20P.%20Vasco%2C%20P.%20Jo%C3%A3o%20e%20P.%20Francisco%20foi%20presidida%20por%20D.%20Joaquim%20Mendes
Tomada de posse dos párocos P. Vasco, P. João e P. Francisco foi presidida por D. Joaquim Mendes

Depois, os três párocos fizeram o seu compromisso, prometendo servir a diocese e a paróquia. Já na homilia, D. Joaquim Mendes agradeceu aos jesuítas, na pessoa do Padre Provincial, “o acolhimento da proposta de aceitação desta paróquia e dos seus párocos que alargam a presença do carisma e da espiritualidade de Santo Inácio de Loiola na nossa diocese e na nossa cidade”. E lembrou que a “função do pároco é guiar a sua comunidade, alimentar a fé que vem de Deus com o anúncio da palavra, ser dispensador dos mistérios de Cristo e do seu amor junto do povo”.

No final, o P. Vasco dirigiu umas breves palavras à comunidade, pedindo a oração de todos para a nova missão que assume juntamente com os dois sacerdotes jesuítas, P. Francisco e P. João. À saída os novos párocos fizeram questão de cumprimentar todos os presentes.

 

Fotografias: Maria Ana Carvalho