Novo site do Serviço de Proteção e Cuidado

Lançamento acontece no Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Além de informação sobre o SPC, código de conduta e contactos da equipa, há uma secção de recursos, com guias, artigos, livros ou filmes sobre o tema.

Em abril, celebra-se o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância. Vários países assinalam este mês com iniciativas que dão visibilidade a esta temática, campanhas de prevenção dos maus tratos ou simples exibições de símbolos ligados a esta temática. Um dos símbolos principais é o laço azul: este foi primeiro usado por Bonnie Finney, que deixou um laço azul visível após a morte do seu neto na sequência de maus-tratos físicos por parte da mãe e do companheiro. O azul lembra a cor das nódoas negras.

Em 2018, a Província Portuguesa da Companhia de Jesus (PPCJ) lançou aquele que é hoje o Serviço de Proteção e Cuidado (SPC). Trata-se de um Serviço implementado nas várias Obras jesuítas e inacianas para prevenir e combater todas as formas de violência em todas as relações, mas sobretudo naquelas que envolvam pessoas particularmente vulneráveis, como é o caso das crianças e jovens.

Assim, para assinalar este mês, o Serviço de Proteção e Cuidado lança o seu novo site. Neste site, é possível conhecer toda a estrutura deste Serviço, desde a prevenção à atuação perante suspeitas e denúncias de alguma forma de mau trato ou abuso, assim como os contactos da Equipa Provincial e das equipas SPC de cada Obra. Também a história do SPC e os seus documentos fundadores podem ser encontrados neste novo site. Existe, ainda, uma secção de recursos, onde estão disponibilizados vários Guias, artigos, livros ou filmes recomendados.

Com este novo site, o SPC procura dar mais um passo neste caminho – que é de todos – de prevenção e combate a todas as formas de violência, sobretudo na infância, criando um espaço que possa ser útil para todos aqueles que, como nós, estão comprometidos na construção de uma cultura do Cuidado.

Aceda aqui ao novo site.

 

PS – Na fotografia, a fachada do Colégio das Caldinhas iluminada de azul.