RAIO 2022

"Foi um fim de semana cheio de sorrisos, alegria, partilha e sobretudo de união."

O RAIO é uma atividade de formação dos Gambozinos que envolve todos os animadores, para que estes se conheçam melhor e cresçam juntos na missão de animar. Todos sabemos que não há melhor maneira para o fazer do que passar um fim de semana juntos em verdadeiro espírito gambozínico. Embora estes dias não tenham incluído nenhum “Survivor” ou “Tens Mira?”, vivemos em conjunto momentos de partilha e oração de modo a fomentar a união entre os muitos e espetaculares animadores.

Eu, tal como os meus companheiros de 2003, estamos a ser introduzidos aos poucos a esta nova etapa que é ser animador. Esta transição de animado para animador não é fácil e é exatamente por isso que o RAIO é tão importante! Neste fim de semana percebemos que não estamos sós neste percurso e que podemos sempre contar uns com os outros, pois este é um caminho partilhado e que não se faz sozinho. O apoio desta família que é os Gambozinos é crucial no nosso crescimento quer como animadores, quer como indivíduos.

O RAIO foi uma excelente oportunidade para voltar a ver tantas caras conhecidas e para conhecer muitas mais. Foi um fim de semana cheio de sorrisos, alegria, partilha e sobretudo de união. Desde a cantar a música “Pra onde é que eu vou” todos juntos numa roda, ao BDS em que escolhemos uma fotografia dos olhos de outra pessoa. Também vários animadores mais experientes foram dando testemunhos e conselhos para que nós um dia possamos vir a ser tão bons animadores como eles. São estes os momentos de que nos vamos recordar de cada vez que olharmos para trás e pensarmos neste fim de semana incrível.

O RAIO permitiu então o encontro entre os animadores mais novos e os animadores mais experientes, ou, por outras palavras, os “dinossauros”. Assim, conhecemo-nos todos melhor e fortalecemos relações. E como é que fizemos isso? Bem, não há melhor maneira do que um jogo em que o objetivo é rebentar os balões escondidos nas costas da geração oposta. E já todos sabemos quem ganhou…

A verdade é que depois do nosso campo de serviço, tivemos umas boas e longas férias de verão para recuperar forças para sermos ótimos animadores. Foi-me assim proposto um desafio: fazer parte do Núcleo Sul e de um novo grupo, o GADO. Talvez desafio não seja a palavra mais correta, mas sim uma aventura, pois acho que todos podemos concordar que o nosso primeiro ano a animar é, de facto, uma aventura, para a qual o RAIO nos prepara da melhor maneira possível. E é esse um dos objetivos destes três dias, ou seja, formar os novos animadores para que esta nova etapa corra da melhor forma possível!

Carolina Pires