Assembleia dos Gambozinos 2020

A diversidade na participação em termos de gerações presentes, desde os primeiros animadores de gambozinos aos mais recentes, e da representatividade geográfica, foi uma das características muito positivas da assembleia!

No passado dia 10 de outubro, teve lugar um dos momentos mais importantes do ano: a Assembleia Geral dos Gambozinos!

O encontro decorreu, pela primeira vez na história dos gambozinos (como de tantas outras associações), em “modo distanciamento social”, online. Sentimos, claro, a falta de estarmos juntos, de nos abraçarmos, de conversar, de celebrarmos com aplausos e músicas, a alegria desta missão que assumimos em conjunto. Por outro lado, este novo “modelo zoom” permitiu a muitos sócios, que possivelmente não iriam pela dificuldade em estar fisicamente presentes, participarem e envolverem-se.

A diversidade na participação em termos de gerações presentes, desde os primeiros animadores de gambozinos aos mais recentes, e da representatividade geográfica, foi uma das características muito positivas da assembleia.

Todos os pontos da ordem de trabalhos foram apresentados e bem discutidos. Destaco uma das grandes e inovadoras atividades realizadas este ano, “Viver a Agradecer” e a extraordinária capacidade dos animadores de reinventarem o acompanhamento dos gambozinos em Braga, em Peniche e no Pragal. Esta atividade, resultante dos tempos que vivemos, revelou ter um grande impacto, passando já a fazer parte do plano do próximo ano. Novas apostas, como a expansão de um dos núcleos, alterações na composição dos grupos mais adequadas aos tempos pandémicos, foram sonhadas, discutidas e decididas. Foram eleitos novos membros para a Direção Nacional e para o Conselho Fiscal.

A Assembleia, muito bem preparada e com antecedência, foi um sucesso, permitindo avaliar o que foi feito e decidir para onde queremos ir. Num formato diferente e novo para todos, com desafios grandes pela frente neste tempo incógnito em que vivemos, vejo uma Associação sólida, constituída por pessoas boas, motivadas e comprometidas em construir este sonho de Jesus.

Obrigada a todos os Gambozinos, aos que “andam no terreno” e aos que participam de várias outras formas, que ousam sonhar e propor novas aventuras para fazer crescer mais e mais esta Associação e que, ao longo destes quase 25 anos, tanto Bem tem feito no mundo.

Cristina Duarte