Família: o lugar onde se aprende a acolher e perdoar

Francisco apela que em agosto a Igreja se una em oração, para que as famílias se tornem cada vez mais “laboratórios de humanização”, graças a uma vida de oração e de amor.

Na intenção deste mês confiada à Igreja, o Santo Padre desafia as famílias a fortalecerem a consciência de que a educação não se limita apenas ao âmbito do conhecimento, ou à apreensão de regras, sendo sobretudo uma escola de relações. Por isso, convida-as a apostar no diálogo, viver experiências em conjunto, aprender a acolher-se e perdoar-se mutuamente.

“O ser humano é um ser de relação, somos nós próprios enquanto estamos diante dos outros, que nos interpelam, desinstalam, fazem aprender, exigem a nossa abertura e atenção. A família torna-se, assim, o primeiro lugar onde as relações se aprendem, através da educação para atitudes e gestos de acolhimento, de perdão, de ajuda, de respeito e de promoção do outro. Aprende-se a viver a unidade na diferença de cada um. Seremos, nos nossos ambientes de trabalho, de escola, no compromisso social, aquilo que tivermos aprendido em casa”, pode ler-se no site da Rede Mundial de Oração do Papa.

Para o Papa Francisco existem dois caminhos para a aprendizagem das boas relações: “a oração, em que se faz a experiência da gratuidade, da capacidade de sair de si e dos seus interesses para pôr as necessidades do outro à nossa frente; e o amor, que é o contrário do autocentramento e do egoísmo”, pois expressa-se na solidariedade e na justiça, isto é, “na partilha e na dádiva desinteressada de si”.

Oração

Senhor Jesus,
nasceste no seio da Sagrada Família,
um lugar cheio de Deus, na escuta da sua vontade
e na disponibilidade para a realizar.
Nós Te pedimos, em união com o Papa Francisco,
por todas as famílias, para que sintam sempre a tua presença,
aprendam os teus gestos de amor e compaixão
e sejam no mundo sinal do teu Reino.
Pedimos-Te pelas famílias que vivem dificuldades,
para que encontrem quem as possa ajudar
e vivam com serenidade as suas provações.
Pai-Nosso…