Relatos e balanço da primeira visita do P. Geral a Portugal

Reveja aqui os dias da primeira visita do P. Geral Arturo Sosa à nossa Província. Os relatos, as conferências e os discursos que proferiu à comunidade inaciana e um balanço feito pelo P. Provincial.

Reveja aqui os dias da primeira visita do P. Geral Arturo Sosa à nossa Província. Os relatos, as conferências e os discursos que proferiu à comunidade inaciana e um balanço feito pelo P. Provincial.

Faz hoje uma semana que terminou a visita do P. Geral à nossa Província. Nesta sua primeira passagem por Portugal, enquadrada na atividade normal da vida de um Superior Geral, o P. Arturo Sosa viajou de norte a sul do país, para conhecer os jesuítas, as obras apostólicas, a comunidade inaciana e todos os que colaboram com a missão da Igreja confiada à Companhia de Jesus em Portugal. Esteve no Algarve, no Pragal, em Lisboa, em Coimbra (apenas no Noviciado), em Santo Tirso (Colégio das Caldinhas), em Braga e no Porto.

Foram dias de muita comunhão e celebração, e de grande acolhimento por parte das comunidades inacianas locais, que se mobilizaram para preparar esta visita, o que gerou, só por si, uma importante dinâmica apostólica. Por onde passou, o P. Arturo escutou, perguntou, animou e foi sublinhando algumas mensagens e dimensões apostólicas que a Companhia está a trabalhar, como a aposta no discernimento em comum e na colaboração entre jesuítas e leigos. Sublinhou ainda a importância do diálogo e da identidade inaciana e da missão da Igreja confiada à Companhia assente na justiça e na reconciliação.

 

1º dia – 3 de dezembro

A visita começou no sábado, dia 3, da parte da tarde no Algarve, onde o P. Geral aterrou acompanhado pelo seu assistente para a nossa Província, P. Cipriano Diaz, e pelo P. Vivian Richard, do Gabinete de Comunicação da Cúria Geral, em Roma.

A primeira paragem foi na Aldeia de São José de Alcalar, onde visitou a obra social sonhada e criada pelo P. Domingos Monteiro da Costa, que dá assistência aos idosos e tem também uma vertente de apoio à infância. Daqui seguiu depois para a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, em Portimão, que é animada pela comunidade jesuíta do Algarve. Neste Dia de São Francisco Xavier, celebrou missa com a comunidade local e participou, de seguida, num jantar partilhado que decorreu no salão paroquial.

Na%20Aldeia%20de%20S%C3%A3o%20Jos%C3%A9%20de%20Alcalar%2C%20visitou%20os%20idosos%20que%20a%C3%AD%20vivem.%20Fotografia%3A%20Samuel%20Mendon%C3%A7a
Na Aldeia de São José de Alcalar, visitou os idosos que aí vivem. Fotografia: Samuel Mendonça

O resumo deste dia pode ser consultado aqui.

 

2º dia – 4 de dezembro

No segundo dia, apesar de não estar inicialmente previsto, o P. Geral quis, na sua viagem para Lisboa, parar no Pragal para conhecer, mesmo que brevemente, a comunidade inaciana da Paróquia de São Francisco Xavier. Chegou mesmo no final da missa dominical e teve oportunidade de cumprimentar alguns paroquianos e conhecer os jesuítas que aí têm a sua atividade pastoral. A parte da tarde foi passada no Colégio São João de Brito, onde pode almoçar com alguns representantes da comunidade inaciana e colaboradores da Província. Depois pode visitar os jesuítas mais idosos e doentes na enfermaria e proferir uma conferência no auditório do colégio que pode ser vista aqui.

O dia de visita terminou com a celebração da eucaristia dominical, cuja homilia pode ser lida aqui.

De%20surpresa%2C%20o%20P.%20Geral%20visitou%20a%20comunidade%20do%20Pragal%20e%20conheceu%20a%20par%C3%B3quia%20de%20S%C3%A3o%20Francisco%20Xavier
De surpresa, o P. Geral visitou a comunidade do Pragal e conheceu a paróquia de São Francisco Xavier

O resumo do segundo dia pode ser lido aqui.

 

3º dia – 5 de dezembro

Foi no Noviciado, em Coimbra, logo pela manhã, que o P. Geral quis passar na sua viagem para o Norte, para conhecer os noviços e os jesuítas que vivem na Quinta do Loreto. Depois de mais esta visita surpresa, chegou ao Colégio das Caldinhas, onde foi recebido pelas crianças do jardim de infância e onde passou grande parte do dia, tendo oportunidade de conhecer o trabalho das várias escolas que compõem o complexo das Caldinhas. O P. Geral dirigiu também algumas palavras à comunidade educativa do colégio, que podem ser lidas aqui.

No final do dia, o P. Arturo Sosa visitou até Braga, onde jantou e teve uma conversa com todos os jesuítas em formação da Província.

%C3%80%20chegada%20ao%20Col%C3%A9gio%20das%20Caldinhas%2C%20o%20P.%20Geral%20foi%20recebido%20pelas%20crian%C3%A7as%20do%20pr%C3%A9-escolar.
À chegada ao Colégio das Caldinhas, o P. Geral foi recebido pelas crianças do pré-escolar.

O resumo do terceiro dia pode ser lido aqui.

 

4º dia – 6 de dezembro

Já em Braga, o P. Geral começou o seu dia com uma visita ao Centro Académico de Braga, seguindo depois para a Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, onde proferiu uma conferência à comunidade educativa que pode ser lida aqui.

Depois de um almoço com os jesuítas e responsáveis da comunidade inaciana da cidade, rumou para o Porto, onde visitou o Centro Comunitário São Cirilo, que presta apoio a migrantes.

Ao final do dia, visitou o CREU (Centro de Encontro e Reflexão Universitária . Inácio de Loiola), celebrou missa na Igreja de Cedofeita e jantou com alguns representantes da comunidade inaciana do Porto. O dia terminou com uma conversa na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, que poderá ser vista aqui.

O resumo do quarto dia pode ser lido aqui.

 

5º dia – 7 de dezembro

O último dia da visita do P. Geral foi bastante preenchido e intenso. Já em Lisboa, o P. Arturo esteve na Cúria Provincial, onde pode conhecer a equipa e o gabinete do MAGIS, e ainda benzer a bandeira deste grande encontro da juventude inaciana que antecipará a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Conheceu também as colaboradoras da Cúria e participou na reunião da Consulta, órgão consultivo do P. Provincial. À hora do almoço, visitou a sede do Comité Organizador Local da JMJ, onde foi recebido pelo bispo D. Américo Aguiar, a quem entregou uma relíquia de São João de Brito, um dos patronos do encontro, e almoçou com os colaboradores da casa. À tarde esteve na Brotéria para um encontro com os jesuítas do Sul da Província. A noite começou com a celebração da missa no CUPAV (Centro Universitário Padre António Vieira), jantou e conversou com os universitários.

O resumo do quinto dia pode ser lido aqui.

P.%20Geral%20benzeu%20a%20bandeira%20do%20MAGIS%20e%20fez%20a%20sua%20inscri%C3%A7%C3%A3o%20para%20este%20encontro%20da%20juventude%20inaciana%20que%20antecede%20a%20JMJ.
P. Geral benzeu a bandeira do MAGIS e fez a sua inscrição para este encontro da juventude inaciana que antecede a JMJ.

 

6º dia – 8 de dezembro

Regresso a Roma.

 

BALANÇO

Que balanço fazer desta visita do P. Geral? Que marcas deixa na Província e que desafios lança para o futuro? A análise do P. Provincial pode ser vista aqui.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.