Paramos para caminhar

Um casal de namorados faz mais uma proposta de oração para outros namorados e trazendo a este momento de encontro o que se tem vivido nos últimos tempos.

Um casal de namorados faz mais uma proposta de oração para outros namorados e trazendo a este momento de encontro o que se tem vivido nos últimos tempos.

Jesus,

Chegaram, finalmente, as nossas férias. Conseguimos, em conjunto, parar depois destes meses diferentes e com algumas incertezas. Queremos, por isso, aproveitar para olhar o caminho feito desde o princípio do ano e para o que ainda nos reserva o ano de 2020.

Paramos juntos para com calma responder a quatro perguntas que nos podem ajudar a refletir e olhar com esperança para o que é nosso caminho.

1. Presença de Jesus no namoro
Queremos que Jesus faça parte do nosso namoro, mas será que o deixamos entrar? Perguntamos-Lhe quais os planos que tem para nós? Damos-lhe um papel ativo e presente? Ou é apenas um espetador das decisões que tomamos?

2. Crescimento e dificuldades vividos no namoro durante a pandemia

Com a chegada de uma pandemia e um tempo de quarentena, os namoros tiveram de se adaptar e arranjar algumas estratégias.

O que trouxe de novo esta pandemia no nosso namoro? Houve novas descobertas no outro? Foi uma certeza onde pudemos descansar ou não conseguimos olhar para este tempo com um olhar de esperança? O que conseguimos retirar disto que seja importante para o caminho que ainda queremos fazer em conjunto?

3. Papel da família e dos amigos

A família e os amigos são peças com grande importância no caminho que fazemos. Damos tempo no namoro para ouvir o exemplo das nossas famílias e perceber o que têm para nos ensinar? Há tempo para os amigos, para as conversas onde descansam os corações? Conseguimos partilhar as alegrias e também as tristezas? Onde precisamos de melhorar e pôr mais dos nossos corações?

4. Planos e sonhos do namoro

Para traçar planos, precisamos de parar e arranjar tempo para com calma conversar. Tenho tido tempo para ouvir o que a/o namorado/a sonha para o futuro? Ele/a sabe o que eu quero, perco tempo a explicar onde gostava de chegar?

Propomos parar uns minutos para discutir este ponto, que sem nos apercebermos pode passar em branco ou parecer que não é importante. Falar com tempo e partilhar o que realmente queremos – é fazer verdadeiro caminho.

5. O caminho que queremos fazer

Enquanto namorados queremos ajudar-nos a crescer. Sinto que a/o tenho ajudado a melhorar? Dou o melhor no meu dia-a-dia para a/o deixar entrar na minha vida? Rezamos juntos? Rezamos um pelo outro? Onde nos leva ainda o ano de 2020?

Rezamos juntos uma oração que marcou o nosso namoro.

Meu Senhor Jesus,
Ensina-me na minha vida,
A fidelidade sem hesitações,
A simplicidade sem artifícios,
A confiança sem medos,
A solicitude sem descanso,
A inteligência sem superficialidade,
A palavra sem mentiras,
O olhar sem julgamentos,
O serviço sem vaidade,
A autoridade sem domínio,
O perdão sem razões,
O amor sem recompensa.
Meu Senhor Jesus,
Ensina-me a ser discípulo e servo,
Filho e irmão, ouvinte e mensageiro.
Ensina-me a ser eu, e todo na Igreja.

Amén.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.