Our boys e a concessão aos instintos

De produção israelita, a série Our Boys é o retrato pungente de uma sociedade polarizada por anos de conflito. Uma sugestão Brotéria.

De produção israelita, a série Our Boys é o retrato pungente de uma sociedade polarizada por anos de conflito. Uma sugestão Brotéria.

Na consciência coletiva de qualquer sociedade humana, a convicção de que só (!) os outros – os estrangeiros, os que estão de fora, é que cedem à barbárie e à violência desproporcionada é um dos pilares inconfessados da identidade sociopolítica. Os “terroristas” são sempre dos “outros”, mesmo quando nasceram entre nós, e estes “outros” guardam sempre esta qualidade disruptiva, ainda que os digamos “integrados”. Quando despertamos para um evento que se opõe diametralmente a esta efabulação da nossa História e do nosso presente, é difícil resistir intactos à voragem moral de nos sabermos instrumentos ou cúmplices de atos abomináveis.

A minissérie Our Boys, de produção israelita, explora um destes raros momentos de confronto com o colapso da autoimagem coletiva. No fatídico Verão de 2014, Israel assiste incrédula ao sequestro e morte de três adolescentes israelitas. Nos dias que se seguem, aparece nos arredores de Jerusalém o corpo mutilado e queimado de um jovem palestiniano de dezasseis anos. A série relata a história da investigação deste último crime e revela, com mestria, o trágico preço da concessão aos instintos sociais mais violentos. Centrada nos esforços da polícia e na vida dos três responsáveis pelo crime (dois deles menores de idade), Our Boys é também o retrato pungente de uma sociedade polarizada por anos de conflito.

Ficha técnica

Género: drama policial; Duração: 50-60 min; Criadores: Hagai Levi, Joseph Cedar e Tawfik Abu Wael; País: Israel; Idioma original: Hebraico; Produtores: Hagai Levi, Joseph Cedar, Avi Nir, Alon Shtruzman, Karni Ziv, Peter Traugott, Rachel Kaplan, Noah Stollman e Michael Lombardo; Distribuição: HBO Portugal; Transmissão original: de 12 de agosto a 7 de outubro de 2019; Nº de temporadas: 1; Nº de episódios: 10.

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.


Brotéria Logo

Sugestão Cultural Brotéria

Esta seção é da responsabilidade da revista Brotéria – Cristianismo e Cultura, publicada pelos jesuítas portugueses desde 1902.

Conheça melhor a Brotéria