Devido a uma falta técnica, não é possível apresentá-la na sua versão integral. Pedimos desculpa.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
Especial SEEI 2021
Devido a uma falta técnica, não é possível apresentá-la na sua versão integral. Pedimos desculpa.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
O Ponto SJ disponibiliza um serviço diário, atual e gratuito. Este projeto conta já com o apoio de alguns leitores.Mas a sua sustentabilidade depende de mais apoios. Faça parte deste projeto. Torne-se doador Ponto SJ!
P. João Felgueiras, jesuíta português missionário em Timor-Leste há mais de 50 anos, comemora no dia 9 de junho 102 anos. A sua vida é um testemunho de dedicação ao povo timorense, com quem partilhou as dores nos tempos da invasão indonésia
A Solenidade do Corpo de Deus começou a ser celebrada no século XIII, em 1265. Compreenda as suas origens e as razões pelas quais a Igreja continua a celebrá-la.
No intenso programa da visita de cinco dias do Papa a Portugal há um encontro privado com os jesuítas portugueses, que acontecerá no sábado, dia 5. Francisco vai a Fátima, a Cascais e encontrar-se-á com jovens em vários locais e contextos.
Neste episódio da rubrica «Tens Companhia para ir à JMJ!», dedicada à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) contamos com a presença do P. Gonçalo Castro Fonseca, SJ, do P. Rui Fernandes, SJ e da Mariana Pedro.
A partir dos objetivos do Ponto SJ, e com o pano de fundo da Jornada Mundial da Juventude, estas conversas pretendem conhecer quem são, o que pensam e sentem, e como olham os desafios do tempo presente.
Existem três formas distintas de participação: duas propostas para os que querem ser peregrinos e uma para quem quer ser voluntário central da JMJ. As inscrições estão abertas até ao dia 16 de Junho.
A reflexão apresentada compreende que as redes sociais não são um mero instrumento, mas que como espaços transformam a nossa sensibilidade, a forma como sentimos e compreendemos a realidade.
É certo que as Alterações Climáticas estão a reduzir a sua disponibilidade, mas não se trata de um problema de escassez mas sim de menor abundância, como mostram os números anteriores.
Nesta sessão do seminário exploraremos o que um dos maiores nomes da cultura inglesa pensava sobre educação.
Apesar de uma grande evolução, ignora-se frequentemente a vontade das crianças com a desculpa de que não sabem o que é melhor para elas, mesmo quando chegam à adolescência.
Pode a Igreja acolher de mais? Quero crer que “não”. Não existe tal coisa de “acolher de mais”. Acolher não tem “mas”! A Igreja terá futuro e presente se se rasgar ampliadamente. A mística ousada, mas fecunda, é a da abertura radical.
Nova rubrica do Ponto SJ vai percorrer o país, ao encontro de jovens para perceber o que pensam, sentem e como olham os desafios da vida, da Igreja e do mundo. Em ano de JMJ, queremos ser ponto de paragem, escuta, encontro, diálogo e saída.