O que é o desenvolvimento?

O Papa Francisco pede-nos que encontremos modelos económicos e sociais mais justos, sustentáveis e inclusivos. O Centro Académico de Braga tem feito a sua parte e convida-nos à reflexão, amanhã às 21h15, no seu canal de youtube.

O Papa Francisco pede-nos que encontremos modelos económicos e sociais mais justos, sustentáveis e inclusivos. O Centro Académico de Braga tem feito a sua parte e convida-nos à reflexão, amanhã às 21h15, no seu canal de youtube.

Desde que foi eleito, em 2013, o Papa Francisco não se cansa de pedir aos jovens – assim como a todos os cristãos e a todos os homens e mulheres de boa vontade – que ajudem a Igreja e o mundo a encontrar modelos económicos e sociais mais justos, sustentáveis e inclusivos. Pede-nos para sermos “protagonistas da mudança” e “construtores do futuro”, a não ficarmos a “ver a vida da varanda” (Cristo Vive, 174).

Este pedido tem chegado aos corações de muitos; aliás, é um apelo espiritual e comunitário que se tem revelado em todo o tipo de contextos, principalmente onde há maior pobreza e descarte humano. O pedido do Papa Francisco conseguiu colocar em destaque aquilo que é um “sinal dos tempos”.

Para responder a este apelo, o CAB – Centro Académico de Braga começou um pequeno grupo de reflexão, partilha, aprofundamento e oração sobre os temas sociais e económicos. Inspirado na passagem da multiplicação dos pães, o grupo tem o nome de “5 Pães e 2 Peixes” (5P2P).

Não temos a pretensão de chegar a conclusões definitivas, mas perceber aonde é que o Espírito nos move, para moldarmos os nossos critérios aos de Jesus e afinarmos a nossa visão do mundo e da humanidade.

No 5P2P pretende-se reflectir individualmente e em grupo sobre a realidade social e económica e sobre aquilo que cada participante vai fazendo nestas áreas (profissionalmente ou como voluntário, através de acção social directa ou da investigação). Esta reflexão começa com a leitura de textos académicos e do magistério da Igreja e avança com momentos de oração, partilha e conversa espiritual que ajudam cada pessoa a fazer a sua própria síntese. Queremos seguir o modelo sinodal que o Papa Francisco tanto tem promovido na Igreja.

Não temos a pretensão de chegar a conclusões definitivas, mas perceber aonde é que o Espírito nos move, para moldarmos os nossos critérios aos de Jesus e afinarmos a nossa visão do mundo e da humanidade. Mais do que respostas, procuramos as melhores perguntas.

Mas também queremos que esta reflexão se abra a uma comunidade mais alargada, através dum evento aberto sobre o tema que nos juntou.

Nos primeiros dois meses do grupo, perguntámo-nos sobre o que é o desenvolvimento. Queremos agora alargar a conversa e convidámos a Margarida Alvim e o Ricardo Zózimo. A Margarida Alvim é engenheira florestal e lidera a Associação Casa Velha: Ecologia e Espiritualidade. O Ricardo Zózimo é professor na Nova SBE e está envolvido na Economia de Francisco.

Nestes tempos de quarentena, esta conversa vai ser transmitida em directo no YouTube do CAB. Será na quarta-feira, dia 29 de abril, às 21h15, e pode ser uma boa oportunidade para que todos possam aprofundar a sua própria reflexão.

 

YouTube video

Imagem de Nina Myrheim – Pixbay

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.