1. Como mel para a boca
Gostamos de começar com coisas engraçadas ou com algo de que gostamos particularmente… hoje, hoje escolhemos algo que nos tocou pela sua poderosa beleza.
O contratenor Jakub Jozef Orlinski interpreta o divino Nisi Dominus de Vivaldi. Ao ouvir este trecho, tocamos o que há de mais sublime…
2. O texto bíblico
Genealogia de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão:
Abraão gerou Isaac;
Isaac gerou Jacob;
Jacob gerou Judá e seus irmãos;
Judá gerou, de Tamar, Peres e Zera;
Peres gerou Hesron;
Hesron gerou Rame;
Rame gerou Aminadab;
Aminadab gerou Nachon;
Nachon gerou Salmon;
Salmon gerou, de Raab, Booz;
Booz gerou, de Rute, Obed;
Obed gerou Jessé;
Jessé gerou o rei David.
David, da mulher de Urias, gerou Salomão;
Salomão gerou Roboão;
Roboão gerou Abias;
Abias gerou Asa;
Asa gerou Josafat;
Josafat gerou Jorão;
Jorão gerou Uzias;
Uzias gerou Jotam;
Jotam gerou Acaz;
Acaz gerou Ezequias;
Ezequias gerou Manassés;
Manassés gerou Amon;
Amon gerou Josias;
Josias gerou Jeconias e seus irmãos,
na época da deportação para Babilónia.
Depois da deportação para Babilónia,
Jeconias gerou Salatiel;
Salatiel gerou Zorobabel;
Zorobabel gerou Abiud.
Abiud gerou Eliaquim;
Eliaquim gerou Azur;
Azur gerou Sadoc;
Sadoc gerou Aquim;
Aquim gerou Eliud;
Eliud gerou Eleázar;
Eleázar gerou Matan;
Matan gerou Jacob.
Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que se chama Cristo.
Assim, o número total das gerações é, desde Abraão até David, catorze; de David até ao exílio da Babilónia, catorze; e, desde o exílio da Babilónia até Cristo, catorze. (Mt 1, 1-17)
3. O esclarecimento
Nesta interminável genealogia de Jesus, dois nomes saltam à vista: David e José.
| José, verdadeiramente pai de Jesus? |
O Novo Testamento – como vimos aquando da leitura comparada da figura de Maria na Bíblia e no Corão , apresenta Jesus como o fruto da intervenção do Espírito Santo. Jesus é filho de Deus Pai.
● Mas, então, porque é que esta genealogia apresenta José como esposo de Maria?
Na cultura em que Jesus nasceu, a adoção ou o facto de um homem acolher o filho de uma mulher (o que José faz com Jesus), bastava para conferir todos os direitos hereditários à criança.
Aos olhos da lei em vigor, mesmo que ele não a tenha concebido, José é o pai de Jesus.
Não é um facto nada desprezível, dado que, se voltar a ler a árvore genealógica até à 12ª linha de sucessão, verá que José é apresentado como um descendente do rei David. Jesus é portanto descendente do trono do rei David através de José!
| Quem é este rei David? |
Para o leitor moderno, a vasta lista de nomes nesta genealogia é totalmente hermética, para não dizer mesmo enfadonha. Para o leitor judeu na época de Jesus, é um fascinante repertório de personagens bíblicos.
● Cada nome faz referência a uma história particular do Antigo Testamento que todo o leitor da Bíblia tinha presente, porque não parava de meditar as Escrituras (como está agora mesmo a fazer connosco!). Na Bíblia, cada passagem é um pequeno piscar de olho (os rabinos chamam-lhe «remazim») a muitas outras passagens da Bíblia! É o que na gíria chamamos intertextualidade bíblica.
● Na verdade, para perceber bem esta genealogia, seria preciso incluir neste esclarecimento todos os textos bíblicos sobre cada um destes personagens.
Para que isto não dure o dia todo, concentremo-nos no rei David. E, como há vários livros na Bíblia que lhe são tradicionalmente atribuídos, vamos focar-nos num episódio da sua vida.
A sua eleição como Rei de Israel
O episódio passa-se em Belém, lugar onde nasceram David e Jesus, o que os aproxima ainda mais. O profeta Samuel é enviado à cidade pelo Senhor YHWH:
O SENHOR disse a Samuel: «Até quando chorarás Saul, tendo-o Eu rejeitado para que não reine em Israel? Enche o teu chifre de óleo e vai. Quero enviar-te a Jessé de Belém, pois escolhi um rei entre os seus filhos.» Samuel respondeu: «Como hei-de ir? Se Saul souber, irá tirar-me a vida.» O SENHOR disse: «Levarás contigo um novilho e dirás que vais oferecer um sacrifício ao SENHOR. Convidarás Jessé para o sacrifício e Eu te revelarei o que deverás fazer. Darás por mim a unção àquele que Eu te indicar.» Fez Samuel como o SENHOR ordenara.
Ao chegar a Belém, os anciãos da cidade saíram-lhe ao encontro, inquietos, e disseram: «É de paz a tua vinda?» Ele respondeu: «Sim. Venho oferecer um sacrifício ao SENHOR; purificai-vos e acompanhai-me para o sacrifício.» Ele mesmo purificou Jessé e os filhos e convidou-os para o sacrifício. Logo que entraram,
Samuel viu Eliab e pensou consigo: «Certamente é este o ungido do SENHOR.» Mas o SENHOR disse a Samuel: «Que te não impressione o seu belo aspecto, nem a sua alta estatura, pois Eu rejeitei-o. O que o homem vê não importa; o homem vê as aparências, mas o SENHOR olha o coração.» Jessé chamou Abinadab e apresentou-o a Samuel, que disse: «Não é este o que o SENHOR escolheu.» Jessé trouxe-lhe, também, Chamá. E Samuel disse: «Ainda não é este o que o SENHOR escolheu.»
Jessé apresentou-lhe, assim, os seus sete filhos, mas Samuel disse: «O SENHOR não escolheu nenhum deles.»E acrescentou: «Estão aqui todos os teus filhos?» Jessé respondeu: «Resta ainda o mais novo, que anda a apascentar as ovelhas.» Samuel ordenou a Jessé: «Manda buscá-lo, pois não nos sentaremos à mesa antes de ele ter chegado.» Jessé mandou então buscá-lo. David era louro, de belos olhos e de aparência formosa. O SENHOR disse: «Ei-lo, unge-o: é esse.» Samuel tomou o chifre de óleo e ungiu-o na presença dos seus irmãos. E, a partir daquele dia, o espírito do SENHOR apoderou-se de David. E Samuel voltou para Ramá.
(1 Sm 16, 1-13)
| Conclusão sobre este episódio: |
A eleição de David mostra-nos que Deus é O Invisível aos olhos dos homens que vê o que é invisível aos olhos dos homens (não, não é uma repetição, releia melhor).
O Deus que se revela no Antigo Testamento não olha para as aparências, nem para os adornos de poder; olha para a pureza invisível do coração do homem para escolher o seu rei, David. É também assim que Ele virá ao mundo, sem a auréola gloriosa da realeza, como lhe permitiria a sua ascendência davídica…mas numa manjedoura de Belém, pobre, como uma criança pequena e insignificante.
Deus todo poderoso prefere a impotência. E é este precisamente o sinal da Sua omnipotência: não precisa de Se impor.
4. Uma palavra final
O facto de Deus se tornar homem, de o Rei Divino se fazer tão pequeno, maravilha e surpreende a Virgem. Jean-Paul Sartre — claramente não um Padre da Igreja — atribui estas magníficas palavras à Virgem Maria, que segura Jesus nos braços. É numa peça de teatro, escrita durante a segunda guerra mundial num campo de concentração alemão, representada pela primeira vez no dia 24 de Dezembro de 1940:
«— (O meu) leite tornar-se-á sangue de Deus. […] Esta carne divina é a minha carne, é feito de mim, tem os meus olhos, e a forma da sua boca, é também a forma da minha! »
Jean-Paul Sartre, Bariona, ato VI, Éditions E. Marescot, 1967, Paris.
* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.
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