Igreja doméstica – Chamados à conversão

Procura, deseja, encontra. um convite à conversão, no 2º Domingo do Advento preparada pelos animadores do CAB.

Procura, deseja, encontra. um convite à conversão, no 2º Domingo do Advento preparada pelos animadores do CAB.

A proposta de cada Domingo pode ser feita em família, mas também por pequenos grupos cristãos ou de amigos. Pode também ser adaptada à realidade em que cada um se encontre, sendo usada como fonte de inspiração sem a necessidade de percorrer todos os passos aqui propostos.

Proposta em PDF

1 – Enquadramento

2 – Pôr a mesa

Senta-te em família ou em grupo à volta da lareira, da mesa, num espaço ao ar livre ou até à volta de um ZOOM (se não tiveres outra hipótese). Acende uma vela e coloca uma imagem de Jesus, de Nossa Senhora ou de S. João Baptista, para te sentires acompanhado.

 

3-Saborear a palavra- Tempo pessoal

Lê em comunidade o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos.

Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito no profeta Isaías:
Eis que envio à tua frente o meu mensageiro,
a fim de preparar o teu caminho.
Uma voz clama no deserto:
‘Preparai o caminho do Senhor,
endireitai as suas veredas.’
João Baptista apareceu no deserto, a pregar um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados. Saíam ao seu encontro todos os da província da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo e trazia uma correia de couro à cintura; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre.
E pregava assim: «Depois de mim vai chegar outro que é mais forte do que eu, diante do qual não sou digno de me inclinar para lhe desatar as correias das sandálias. Eu batizei-vos em água, mas Ele há-de batizar-vos no Espírito Santo.»

Ilustra%C3%A7%C3%A3o%20P.%20Nuno%20Branco%2C%20sj
Ilustração P. Nuno Branco, sj

 

Para os mais velhos rezarem:

1.      Respira fundo… sente o ar a entrar e sair do teu corpo… repete durante algum tempo a oração “Vem Senhor Jesus”. Podes ir fazendo pequenas variações dessa oração, conforme o Espírito te inspirar… Permanece assim durante 10/15 minutos.

2.      Imagina que és uma das pessoas da província da Judeia que sai a correr ao encontro de João Baptista, desejosa de o ouvir falar… O que é que mais te impressiona na sua pessoa, naquilo que diz, no tom da sua voz, na forma como se veste, naquilo ao que cheira… Nota a experiência sensorial que tens ao estar nesta cena…

3.      Sinto-me interpelado pelo discurso de João a fazer (dizer/calar/arriscar/pedir) alguma coisa? Como posso viver isso no ambiente que me rodeia? Na minha família ou grupo, na minha Igreja Doméstica?

Para rezar com os mais novos

1.      Imaginar, pensar e arranjar alguns adereços para mascarar um S. João Baptista (conforme o Evangelho, mas com mais coisas consoante a imaginação suscitar).

2.      Fazer um pequeno teatro do Evangelho. Não é preciso seguir o Evangelho à letra, podem inventar outras falas e outras personagens. Pensar na forma como as pessoas falam, naquilo que dizem, no ambiente da cena…

3.      Fazer um pequeno momento de conversa sobre o que foi mais divertido, mais estranho, mais chato, etc., nesta oração (sim oração! porque o corpo também reza!).

4-Partilhar a palavra

Para começar podem ouvir e cantar esta música em conjunto:

Momento de partilha:

Propomos-te agora, após um breve olhar pela semana que passou, agradecer algum momento, seja de ânimo ou de desânimo, no qual tenhas reconhecido, de forma muito particular, a presença de Jesus a teu lado.

Partilha alguma coisa deste tempo de oração que tenha sido marcante, divertido, ou mesmo estranho… Como me fui sentindo durante este tempo?

A música é uma maneira muito boa de comunicação. Oiçam de novo a música proposta e cantem-na em comunidade.

5-Praticar a palavra

Por vezes, durante esta situação que vivemos, podemo-nos sentir impossibilitados de fazer certos gestos e de viver cristãmente como gostaríamos. Há alguma tentação de calar as vozes proféticas que nos interpelam, pôr Jesus em pausa, e viver meios conformados ao confinamento do coração. No entanto, talvez nunca tenhamos estado numa situação tão propícia para recebermos Jesus.

E o que podemos fazer de prático, neste tempo, para preparar a vinda de Jesus? Mandar uma mensagem àquela pessoa que esteja mais sozinha, ou que esteja em confinamento, tentar criar mais momentos familiares em casa, às refeições, assistindo a um filme em conjunto, plantar uma árvore e trabalhar a paciência, fazer um passeio ao ar livre em jeito de peregrinação, rezar o terço, desligar o telemóvel e ouvir o silêncio…

Proposta em PDF

* Os jesuítas em Portugal assumem a gestão editorial do Ponto SJ, mas os textos de opinião vinculam apenas os seus autores.