

Caixa de perguntas Advento
1 de 6
É o tempo de preparação para o Natal. Advento vem do latim e significa vinda ou chegada. É um tempo em que partilhamos a atitude do povo judeu, que esperava ansiosamente a chegada do Messias, aquele que viria libertar o povo. Recordamos a história de Israel e vemos como as promessas dos profetas se cumpriram em Jesus. Recordamos a sua vinda na história, há 2000 anos, mas também nos concentramos na nossa preparação pessoal, para que Jesus possa nascer mais na nossa vida.
2 de 6
A Advento inclui os 4 domingos antes do Natal, começando no domingo que normalmente calha próximo do 30 de novembro. Termina no dia 24 de dezembro. É com este tempo que começa o novo ano litúrgico. A partir de 17 de dezembro (exceto o domingo) começam a usar-se leituras próprias da preparação próxima do Natal. Nestes 8 dias, a antífona do Aleluia começa com uma exclamação de chamamento dirigida a Jesus: “Ó Sabedoria… vinde ensinar-nos!” “Ó Emanuel… vinde salvar-nos!” etc. Este tipo de exclamações fez com que a imagem de Maria grávida se passasse a conhecer como a “Senhora do Ó.”
3 de 6
O roxo é a cor litúrgica associada à penitência e da conversão. A maior parte das pessoas associa a penitência sobretudo à Quaresma, mas também no Advento somos chamados à mudança e conversão. Somos desafiados a “preparar o caminho do Senhor.” Podemos fazer propósitos simples, rezar um pouco mais, fazer em família um calendário cristão de Advento com desafios diários, e claro, devemos aproveitar para nos confessarmos. Nos domingos de Advento não se canta o Glória, para nos lembrarmos que sem Jesus a nossa alegria não está completa. Também permite vibrar ainda mais com o Glória cantado pelos anjos na noite de Natal. O terceiro domingo do Advento é conhecido como domingo da alegria e por isso em vez de roxo, pode usar-se rosa.
4 de 6
Juntamente com o Presépio (é bonita a tradição de só lá colocar o menino na noite de 24) e a árvore de Natal, a coroa de advento é um símbolo decorativo que ajuda a preparar o Natal. As 4 velas representam os 4 domingos do Advento e, como se vão acendendo progressivamente, vamos tendo a sensação de que à medida que o Natal se vai aproximando, a luz vai aumentando. Normalmente, vemo-la nas igrejas, mas pode fazer-se em casa. Pode ser uma forma bonita de aproximar a liturgia da vida diária da família, repetindo à mesa o ritual que se fez no início da missa.
5 de 6
Aparece bastante o Profeta Isaías e as suas profecias de paz, que se concretizam com a chegada de Jesus. Outra figura bastante óbvia é João Batista, que tendo vindo antes de Jesus, prepara e anuncia humildemente a sua chegada. Dependendo do ciclo litúrgico, pode sublinhar-se mais a figura de S. José e a sua confiança silenciosa ou de Maria e o seu Sim generoso.
6 de 6
Dizia-se na catequese, em pequenino, que Jesus veio, vem e virá. Veio há 2000 anos, vem a cada dia à nossa vida, na Eucaristia (a presença de Jesus ressuscitado é o elemento central da nossa fé) e virá no final dos tempos, na plenitude dos tempos. No final do ano litúrgico. fala-se muito do fim do mundo e o Natal faz-nos desejar que o Reino de Deus se concretize numa sociedade em verdadeira paz, sem mentira, atenta a todos, sobretudo os mais desfavorecidos. Acreditamos que isto será verdade nesta última vinda de Cristo.
O Ponto SJ é um serviço gratuito, mas a sua sustentabilidade necessita da sua ajuda. Colabore connosco e apoie-nos com o seu donativo para que possamos suportar custos e continuar a crescer.
Aqui fica uma proposta de caderno para o Advento editada pela Associação de Pais dos Alunos do Colégio de São João de Brito
No Novo Testamento, Maria é uma figura de silêncio; como o silêncio é insustentável, foi sendo preenchido por múltiplas e interessantes figurações do consolo de Deus declinadas no feminino.
O Museu de São Roque acaba de adquirir uma tela com uma cena da vida de Santo Inácio de Loiola da autoria de um pintores mais importantes da chamada geração proto-barroca, o irmão jesuíta Domingos da Cunha.
O sacerdote jesuíta faleceu ontem de manhã no Hospital de São José. Tinha 97 anos de idade e 80 na Companhia de Jesus. A Missa de Corpo Presente celebra-se amanhã, terça-feira, às 10h00 na Igreja do Colégio de São João de Brito.
A boys band irlandesa Home Town, Antoine Griezmann, Kanye West, Nikolaj Velimirović,
algumas suras do Corão e Georges de la Tour, para um “tête à tête” com o Islão, que nos permitirá começar o Advento a aprofundar a identidade de Jesus.
Este é o primeiro de vários vídeos em que alguns casais ou famílias partilharão connosco o modo como leem o Evangelho de cada Domingo do Advento e como por ele são desafiados como família.
Poderá existir alguma compatibilidade entre a religião e a ciência? Completam-se ou são opostos? A respostas a estas e outras perguntas numa caixa de perguntas sobre Fé e Ciência.
Uma ajuda preparada pelo jesuíta Samuel Afonso para aumentar a nossa cultura religiosa e aprofundar o sentido destes dias tão centrais da fé cristã.
Sete perguntas e respostas que nos ajudam a entrar mais profundamente neste tempo litúrgico tão importante para a Igreja.
O México está a ser atravessado por uma caravana de migrantes vinda, na sua maioria, das Honduras. Muitos chegaram hoje à Cidade do México. Procuramos explicar as razões deste fenómeno e fornecer alguns dados concretos.
Preparar os próximos dias: Porque é que a Igreja escolheu um dia para celebrar todos os santos? E logo a seguir os fiéis defuntos? Há alguma relação com festas pagãs como o Halloween? É a estas perguntas que procuramos responder.
No dia em que se assinala a Assunção de Nossa Senhora, 15 de agosto (feriado religioso), o P. Miguel Gonçalves Ferreira, sj explica-nos o significado desta festa, que é comemorada um pouco por todo o país.
CONHECER
OS JESUÍTAS
EM PORTUGAL
O QUE FAZEM ?
ONDE ESTÃO ?